Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O PECADO POR UM CLICK - CLAUDIO GUIDA - TEÓLOGO HISTORIADOR

     Vivemos  hoje um momento desafiador para a igreja  de Cristo,  pois, o pecado, enquanto ato de desobediência a Deus  e segundo Langston um "estado mal da alma ou  da personalidade", tem  assumido hoje uma  performance,  sutil, criteriosa, inteligente e maligna para  se consolidar na  vida do  ser  humano. A estratégia que esse novo  modelo de  mundo (pós - modernidade) tem utilizado para o pecado é o chamado mundo  virtual,  vale  dizer  a Rede Mundial de Computadores que é hoje uma das formas mais seguras e discretas de pecar, pois e´ apenas  virtual,  subjetivo,  ausente do fato concreto, em outras palavras nao tem valor moral ou  muito menos espiritual.
   Definir  pecado nao tem  sido  fácil  diante  do  mundo  pós - moderno, para  esse  movimento a palavra  "pecado"  é  apenas um termo  de religiosidade  e interesses protecionistas de uma dada  religião; este  entendimento da  filosofia  pós-moderna que  se  espalha  como  um a epidemia na  sociedade,  tem  se tornado  um  paradgma em quase todas as camadas  sociais,  atingindo até  mesmo grande parte  das igrejas que tem perdido a identidade bíblica e ido para  uma  comunidade  bipolarizada,  vale dizer,  a igreja da cura e da  riqueza, que nao  combate mais o pecado  e  nao  prega mais o  valor  da Cruz e de uma vida   comprometida com  o Reino de Deus. Quando se pensa no  termo  "pós-moderno"  analisa-se o fator   relatividade de valores  morais,  frases   como: "o que é  pecado para  você   nao  é necessariamente pecado para mim". Ou: "o que importa é a minha consciência com relaçao as minhas  atitudes". Fazem parte desse  movimento.
     A História  da humanidade passou e tem passado por  várias fases  que  delineiam os  valores morais e sociais do  homem.  Na  Idade Média,  por  exemplo,  a ênfase era para uma  religiosidade fria e dogmática, já  na  idade moderna  a ênfase era para uma filosofia  humanística que colocava em foco a descoberta do novo, era uma   ruptura cabal com os   preceitos religiosos, isso   perdurou  até  o término  da  Segunda Guerra  Mundial,  que  terminou  em  1945, a partir  desse   momento surge  a  ideia de uma  sociedade sem  dogmas,  decretos e ideologias fechadas.  Surge  uma  sociedade em que os  ideais  sao  ausentes de sistemas, doutrinas,  princípios  ulilaterais e submissões a quem  quer  que  seja,  coloca-se como ponto de partida uma  mentalidade  de um nao estar responsável de  se comprometer com  valores éticos e religiosos.
     É   exatamente nesse  olhar   holístico de uma  humanidade que nao  acredita mais  na esperança  religiosa e muito  menos nos  ideais antropocêntricos  e moralistas que surge a  pós-modernidade com a sua  ideia de  existencialismo  hedonista, isto é, o mais  importante é o "meu prazer,  minha  felicidade,  minha  própria  existência". O pecado  é uma questão de estado  experimental e nao  de princípios  sistemáticos e fundamentados em corpos doutrinários fechados e absolutos. Esse  pensamento é  fundamentado nos modismos apregoados  por  meios  tecnológicos  e atrativos,  através da Terceira Revolução Industrial,  que envolve a cibernética  e a robótica. Esses  recursos tecnológicos permitem que ideias retrógadas sejam facilmente  divulgadas  e absorvidas.
     Existem várias  fontes geradodoras de conflitos na alma:  a própria natureza humana, que  segundo a bíblia,  nasceu com o pecado adâmico; a sociedade, com seus  recursos  tecnocráticos e satanás, como  ser espiritual que se  aproveita  das   fragilidades humanas para  consolidar crises existenciais. Entendemos que a primeira fonte é mais forte e quase que  incontrolável, entretanto,  satanás,  articula de maneira  inteligente a consolidaçao do pecado,  tanto pela  primeira fonte (quando  há  ausência de Deus), como pela segunda (em um  mundo dominado por um Estado  capitalista),  para concretizar seus  intentos  diabólicos para  descaracterizar   e corromper a  igreja do Senhor Jesus  e os ensinamentos da Bíblia Sagrada.
     Nesse  mundo  pós-moderno em que o pecado é apenas uma questão de consciência,  existem  vários métodos para consumar um ato  pecaminoso.  Existem,  por  exemplo,  pecados objetivos e os subjetivos.  O primeiro  é o que é visto  por   todos,  pois nesse  tipo de  pecadoa conduta  é  evidenciada no  mundo  concreto em que envolve pessoas  reais; o segundo  é subjetivo, ele é vivido no imaginário,  no  mundo  das emoções, guardado no coração de não poucos  cristãos, é  como um câncer  que cresce sutilmente no meio da  família e  da  igreja,  comprometendo assim sua   natureza, missão  e sociedade paradigmática.  Esse  tipo  de  pecado tem  descaracterizado ministérios e fragmentado famílias  em toda a parte  do  planeta.
     Dentre os  vários  recursos  utilizados  pelo  homem nesse  século  de revolução  tecnológica,  a  que satanás  mais  tem usado para  desfigurar e  escravizar a muitos cristãos é  a INTERNET.  A  internet começou  a  década  de 60 como  estratégia  militar norte americana,  chegando às   universidades somente nos  anos80 e apenas  em  94  chegou ao Brasil.  Hoje  existem no Brasil  34 milhões de internautas  e esse  número  cresce grandemente. De  fato, a rede  de computadores  é uma  ferramenta poderosa para  informações,  relacionamentos,  transações comerciais,  enfm, facilita a vida em sociedade.  Entretanto,  trouxe sérios problemas  de ordem emocional,  psiquica  e espiritual.
     Hoje,  segundo especialistas,  70%  dos  sites da internet   é composto de pornografia. Vale ressaltar que tem sido  um  comércio em  crescimento  galopante da rede  global, paga-se por um prazer  virtual, mas  que  envolve o  corpo,  a alma e o espírito da pessoa e que nao poucos casos  se transforma em uma  ação concreta. A  grande  vantagem  dessa metodologia  pecaminosa é  que os  envolvidos no processo  sao  duas  pessoas que são  mediadas por um computador e uma  rede  de internet. Existem basicamente duas  formas de se consolidar o pecado virtual: acesso  a sites pornográficos e as chamadas salas de bate papo.
     Muitos sites pornográficos  exigem o pagamento para a sua utilização e até mesmo marcar  encontros  lidibinososa sete  chaves, para  poupar a reputação do internauta, é um comércio de prostituição tecnológico  altamente eficaz e eficiente.  O  outro  aspecto são as chamadas  salas  de bate papo, em que os internautas utilizam para criarem  redes de relacionamentos virtuaiss;  nesse  sentido,  muitos cristãos  se envolvem em relacionamentos perigosos  e arriscados; nem  sempe  a pessoa  que  se diz ser Pedro ou  Maria, as são  de fato,  às  vezes é um pedófilo ou assassino disfarçado de uma boa pessoa;um ou outro  aspecto dessas  salas de bate papo é o  Joao  (cristão),  dizer que é o  José, o cara  bonito,  inteligente,  corpo  atlético e "pegador"  que  seduz adolescentes em crise existencial,  mulheres  casadas  carentes (vale  dizer,  existem  muitas)  frustradas  com sua vida  sexual e afetiva e mulheres solteiras que procuram na net sua "alma  gêmea".
    O  pecado  está  por um click, é apenas  um movimento, entre seus olhos e os  seus dedos para entrar em um mundo pecaminoso, perigoso,  fantasticamente cheio de luzes, som, sensações  hedônicas e o melhor,  ninguem  sabe o que faço e ninguém  sabe quem sou eu. Estou protegido. "Minha reputação,família,  prestígios social  e  eclesiástico  estão em um  lugar  seguro". Pensam  os  internautas habituais  nessas  práticas. Mas,  e suas  emoções ?  Seu coração ?  Seus  sonhos  ?  Sua  vida ?    Sua  família ?   E  DEUS ?
Seu  ministérios ? Seus   projetos  ? Onde  entra   nesse  processo  ?
     A  Bílblia,  que  segundo,  Dr. Matin Lloide  Jones  e o  único  meio para o   avivamento e mudança  de  caráter diz" "Não   erreis:  Deus nao  se deixa  escarnecer; porque  tudo o  que o  homem  semear, isso  também   colherá"   - gl.6:7 -  . Vale   dizer,   grande parte de  nossas crises nascem  de nossas  atitudes e sao  essas que  de forma direta indicam nossas  conquistas.  O  certo é que somos   frutos de nossos  hábitos e sofremos em  função  deles,  sejam eles objetivos (as pessoas sao  testemunhas), sejam  subjetivos (Deus e eu somos   testemunhas).   Pense  Nisso !!!
[Claudio  Guida
Pastor,  Teólogo,   Historiador,  Mestre e Doutorando Educação]

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