Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

JESUS: O VERBO E ESTAVA EM DEUS DESDE O INÍCIO.


1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
2 Ele estava no princípio com Deus. 
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 
5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 
7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 
8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 
9 Pois a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava chegando ao mundo. 
10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 
12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; 
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. 
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 
15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. 
16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. 
17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 
18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. 
19 E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? 
20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. 
21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. 
22 Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? 
23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 
24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus. 
25 Então lhe perguntaram: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 
26 Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis. 
27 aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca. 
28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 
29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 
30 este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia. 
31 Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água. 
32 E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 
33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo. 
34 Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus. 
35 No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos 
36 e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 
37 Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. 
38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? 
39 Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima. 
40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. 
41 Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). 
42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). 
43 No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. 
44 Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 
45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 
46 Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. 
47 Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 
49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. 
50 Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. 
51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. (Joa.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.