Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sábado, 13 de julho de 2013

10/07/2013
Para: vlagof@hotmail.com
Imagem de Uniao de Blogueiros Evangelicos



Por Eliseu Antonio Gomes


"O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado" - Provérbios 13.13. 

Atribui-se a Marc Block, historiador, a seguinte frase: "A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçarmo-nos por compreender o passado se nada sabemos do presente". Sem endossar a frase, lembro que ignorância é a ação de ignorar. No contexto social da atualidade, o termo "ignorante" é usando para aqueles que possuem pavio curto e ignoram o diálogo e a paciência, preferem a contenda sem pensar em usar diplomacia.

"Ignorância opõe-se a sapiencia. Sapiência é sabedoria", lembrou-me um amigo com toda razão. É necessário ponderar sobre a diferença entre inteligência (capacidade do aprendizado rápido e fácil) e sabedoria (o estoque de conhecimento adquirido). 

O apóstolo Tiago (1.5-6) escreveu que todo aquele que quiser ser sábio tem a possibilidade de receber a sabedoria divina, se orar com fé pedindo-a ao Senhor. Deus dá a sabedoria a quem pedir, disponibiliza as informações necessárias para quem quer ser mais sábio nas páginas da Bíblia Sagrada. Levanto a questão da interpretação deste trecho bíblico. Não é correto pensar que a sabedoria divina (estoque do saber) é dada de repente. Tcham, durmo e acordo sabendo tudo? Não é assim.  É preciso estudar. Precisamos pôr a inteligência em ação, para ser sábios sobre as coisas do Senhor. Precisamos fazer a nossa parte, usar a intelegência dada a todos os seres humanos de maneira inerente.

No meu modo de entender, os piores ignorantes são os que desprezam a Palavra de Deus. Tudo o que Ele quer de nós está escrito, o indivíduo às vezes sabe superficialmente o conteúdo bíblico e como aplicá-lo mas não tem disposição para aumenar seu saber e não o aplica ao seu modo de viver. 

E.A.G.


Eliseu Antonio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.