Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sábado, 21 de dezembro de 2013

FELIZES SÃO os humildes de espirito, porque deles é o reino dos céus..


Mt.5.3
Bem aventurados...: Essa é a primeira de nove bem-aventuranças que Jesus menciona nessa capítulo, no momento de seu famoso Sermão do Monte, ou Sermão das Bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança no grego é makarinos, e quer dizer literalmente “feliz”, “abençoado”. Pelo fato de que as nove bem-aventuranças nos conduzirem para o sentido oposto do que é ser feliz no mundo, alguns já disseram que esse sermão poderia ser resumido na seguinte frase: felizes os infelizes (os que choram, os injustiçados, os perseguidos...). Esse texto nos revela claramente que os conceitos e valores do mundo rivalizam diretamente com os da Palavra de Deus e seu Reino;
... o humildes de espírito: Devemos antes de estudar este texto perceber que Jesus está se referindo a verdadeira humildade que nada mais é que um estado de espírito. Muitos vivem uma falsa humildade que assim se revela no momento em que são prestigiados com alguma forma de poder. Alguém já disse que o poder revela quem realmente a pessoa é. Muitos que se diziam humildes se tornam terríveis ditadores após assumirem o poder, essa é a falsa humildade.
Humildade não é:
• o mesmo que falta de dinheiro: As pessoas quando querem comumente falar que alguém é desprovido de riquezas dizem que ela é “humildizinha”. Seria mais conveniente usar o eufemismo “simpleszinha”, pois humildade é um estado de espírito, não uma situação financeira;
• o mesmo que covardia: Uma pessoa humilde não pode ser confundida com uma pessoa covarde. Muitos quando estão diante de uma pessoa humilde tentam aproveitar-se dela, achando que a mesma não tomará atitudes devidas em momentos de ofensa;
• o mesmo que alto-anulação: Muitos em nome de uma suposta humildade mutilam suas próprias vontades e personalidade para transmitir ao mundo que é alguém humilde. Humildade não é o mesmo que ser boboca ou alienado. Alguém que seja realmente humilde tem plenas convicções de suas habilidades e potencialidades, porém sabe que a glória por cada uma delas deve ser dada a Deus.
Humildade é:
• um estado de espírito, tem a ver com espiritualidade (humildes de espírito);
• esvaziar-se de si, para ser cheio de Deus (Fp 2.7)
• ter maturidade para receber os créditos, mas dar toda a glória a Deus;
• não sentir inveja de quem tem, e nem muito menos esconder de quem não tem.
...porque deles é o Reino dos Céus: No Reino dos céus não há nenhuma pessoa sequer que não seja humilde.
• Lúcifer foi reduzido a condição de demônio por conta do pecado de orgulho que o levou a rebelião, essa é a síndrome de Lúcifer (Is 14:12-15);
• Para herdar o Reino dos Céus tem que ser humilde como o Senhor Jesus foi ao ponto de se esvaziar de sua glória, descer a Terra, tornar-se servo de todos, e morrer na cruz do calvário para realizar a vontade de seu Pai e nos salvar.

Pr. Wendell de Carvalho
Série As Bem-Aventuranças


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.