Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sábado, 15 de março de 2014

A MULHER LIDER, DE FIBRA, CORAJOSA. A VENCEDORA


-->

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4.18 –
O medo, por menor que seja, abre a porta para o inimigo entrar. Com isso, suas orações ficam na fila e nunca são atendidas, pois a fé não as envolve. A única maneira de se livrar do medo é procurar aperfeiçoar o amor.

4  E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. 5  Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. 6  E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoäo de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel näo deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? 7  E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitäo do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidäo; e o darei na tua mäo. 8  Entäo lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se näo fores comigo, näo irei. 9  E disse ela: Certamente irei contigo, porém näo será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mäo de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. 10  Entäo Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele. 11  E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes, 12  E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoäo, tinha subido ao monte Tabor. 13  E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom. 14  Entäo disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mäo; porventura o SENHOR näo saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
DEUS TEM UM PROPÓSITO EM SUA VIDA!!!
1. No dias de Débora, a biblia relata no livro de Juízes que Israel vivia em desobediência a Deus por isso não possuia a Terra, deixou os caminhos do Senhor e se uniu a povos infiéis. O anjo do Senhor repreendeu a infidelidade do povo, e o povo chorou, e o lugar se chamou Boquim = lugar dos que choram um povo que peca contra o Senhor, se arrepende, Deus perdoa e manda juiz para suas causas, mas volta a pecar e assim gira num círculo vicioso. Os juízes foram: O primeiro libertador Otniel Jz.3, o segundo Eglon o terceiro Sangar e o quarto Débora com o general Baraque. E
Mulher de real valor para os propósitos de Deus, tendo em vista a redenção do homem, descreve Débora em dois capítulos inteiros a uma mulher destemida, que foi usada por Deus para libertar Israel da opressão cananéia. Ela foi confiante no Senhor e no seu braço de poder.
Sim uma MULHER de personalidade: 1. Laboriosa 2. Industriosa 3. Influente 4. Corajosa, 5. Destemida 6. Fiel 7. Confiante no Senhor.
A biblía não nos revela quem era o pai de Débora, como revela sobre outros líderes. Creio que isso para deixar claro que a origem da mulher com tais valores tem um único Pai – Ele o próprio Deus – não importa quem seja o seu, o nosso pai biológico !
Também não sabemos o grau de cultura dela. Era estudada ? Culta ? Não sabemos! Ela era uma mulher prática, como Lídia – At.16.14 14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coraçäo para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
E como as mulheres de sua época, dedicadas ao trabalhos domésticos. Pedro e Joaço foram reconhecidos pelo Sinédrio.
Débora tinha poder de liderança por sua comunhão com Deus, à sua familiaridade com o Senhor. Quanto mais perto de Deus estivermos, mais poder sobre as adversidades que surgem! João 16.33 – No mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo. - Tenha coragem, creia, você é mais do que vencedora, por Ele que tem cuidado de vós. Ele tem o verdadeiro amor e por esse amor nos faz mais do que vencedora!
Débora era casada. Seu esposo era Lapidote e era conhecido pelo seu nome e não como o marido de Débora a Juíza, pois ela dava valor e destaque ao marido.
JULGAVA A Israel debaixo de uma palmeira (juz.4.5) entre Ramá e Betel. Seus trabalho era semelhante ao de outros juízes, tais como Eglom – Jz.3.l12, Eúde Jz.3.16-31 Gideão Jz. Cap.6 entre outros. E o povo de Israel confiava nessa mulher virtuosa e que amava o Senhor e o povo escolhido de Deus. Amor aos seus semelhantes, ao povo de Deus !
Repreendia o povo idólatra, ordenava que deixassem os ídolos e o pecado, que voltasse ao Senhor de todo coração cumprindo os mandamentos de Deus dados a Moiśes. E, os resultados foram surpreendentes O povo foi encorajado, trabalhou, prosperou em tudo ! Unido se tornou forte e pronto para sacudir o jugo do inimigo !!! Os inimigos cananeu foram destruídos !!! Cap.5. Débora canta Nos versos que compôs ao Senhor ela louva, tendo se apresentado como mãe de um povo, débora revela-se inspirada, feminina, fiel profetisa e seu profundo amor à Liberdade! Um modelo:
do lar, de fé e fidelidade ao Senhor, Dedicação ao todo Poderoso Deus, da causa de liberdade, da gratidão, do reconhecimento do valor do semelhante, do trabalho !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.