Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

EVANGELIZAÇÃO - NORDESTE - Revista MDA

Piauí clama por salvação
O Estado nordestino é o menos evangelizado do Brasil, segundo dados do IBGE
Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil, de acordo com dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, é preciso mais esforços das igrejas para que esse crescimento continue ocorrendo em todo o país. Em alguns Estados, o percentual de pessoas salvas fica abaixo dos 15%. É o caso do Piauí.
Segundo o levantamento, apenas 9,7% da população piauiense se declarou evangélica, o que representa pouco mais de 300 mil pessoas. Parece muito, mas ao compararmos com a população total (3,1 milhões), percebemos que há muito trabalho a ser feito no Estado.
O resultado do IBGE revela que o Piauí é a unidade da federação menos evangelizada. Sua capital, Teresina, ocupa a 25ª posição no ranking das que possuem o menor percentual de crentes do Brasil. Só 13,25% dos teresinenses entregaram suas vidas a Jesus, o que corresponde a 100 mil pessoas.
Outro dado triste mostra que das 30 cidades menos evangelizadas da região Nordeste, 11 são piauienses. Bocaina, a 322 km de Teresina, aparece nesse estudo, feito pelo Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino, associação interdenominacional, sem fins lucrativos. Apenas 42 pessoas (1% da população) frequentam os cultos nas três pequenas igrejas do município.
Entre os bocainenses existem muitos alcoólatras e viciados em drogas; não há creche e nem cursos profissionalizantes para os jovens. A intercessão é necessária para que a graça de Deus seja derramada na cidade.
Os outros 10 municípios do Piauí com menor presença evangélica do Nordeste são: Betânia do Piauí, São Félix do Piauí e Milton Brandão, com 1% da população crente; Caraúbas do Piauí (1,4%); São Miguel do Tapuio (1,6%); Nova Santa Rita (2%); Várzea Grande (2%); Buriti dos Lopes (2%); Prata do Piauí (2%) e Santa Cruz dos Milagres (2,5%).
Janela Nordeste
Os Estados nordestinos lideram o ranking dos menos evangelizados do Brasil. A região possui cerca de 53 milhões de habitantes e o percentual daqueles que confessaram Jesus está em torno de 4%. Essa localidade concentra uma grande quantidade de pobres; a idolatria é uma característica marcante desse povo.
Depois do Piauí aparece o Sergipe nessa triste estatística. Apenas 12% dos sergipanos nasceram de novo, conforme aponta o Censo 2010. Em números absolutos, o Sergipe possui a menor população evangélica do País, cerca de 243 mil pessoas.
Com uma representação crente de 14%, os campos do Ceará ainda precisam de mais colheita. De acordo com o levantamento, 1,23 milhão de cearenses seguem Jesus, contra uma população total de 8,44 milhões.
O Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos da região, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante. Isso equivale a 20,3% da população.
O Sertão do Nordeste concentra 343 cidades das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos. Em muitos desses municípios a presença de crentes é quase nula.
Em entrevista à Revista MDA (edição agosto-outubro de 2013), o pastor Abe Huber, da Igreja da Paz Fortaleza (CE), disse que o alvo da instituição é implantar 1.000 igrejas no Sertão nordestino em 10 anos (2012-2022). Outros ministérios se comprometeram a fundar as outras 9.000, o que significa 10.000 novas igrejas em uma década na região. “O Nordeste é menos evangelizado do que muitos países da África e da Ásia”, afirmou o pastor.
Capitais brasileiras
Entre as capitais, Rio Branco, no Acre, possui a maior proporção de evangélicos. Totalizando 39,54% da população (120,8 mil pessoas). No lado oposto dessa pesquisa está Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com apenas 11,65% de sua população convertida (155 mil pessoas).
Outra curiosidade é que as cinco capitais mais crentes do Brasil ficam na região Norte. Depois da capital acreana, Manaus (AM) possui 35,19% de seus habitantes convertidos. Em seguida, vêm Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), com 32,77%, 32,16% e 32,09%, respectivamente.
Em todas essas cidades o MDA tem cumprido o seu papel de ganhar almas para Cristo e cuidar bem delas. Na capital rondoniense, por exemplo, uma Igreja , com apenas nove de fundação, tem realizado um grande trabalho. Centenas de pessoas participam fielmente das células e dos cultos de celebração.
“Cremos que isso é apenas o começo. Nosso alvo para os próximos 10 anos é a construção da nossa Catedral do Amor, que irá comporta 10 mil pessoas sentadas. Cremos que é apenas uma questão de tempo e conquistaremos nossos objetivos”, acredita o pastor Jango Guimarães, líder da igreja.
Em termos absolutos, São Paulo é a cidade com maior número de evangélicos em todo o Brasil, segundo o IBGE. São 2,3 milhões de fiéis, porém esse número representa apenas 21,88% da população (20ª posição entre as capitais).
Brasil
Em todo o Brasil o povo evangélico foi o que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, eles representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões). Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%.
Já os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população brasileira mantenha, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872. Até 1970, a proporção de católicos variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.