Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sábado, 15 de março de 2014

Família segundo o coração de Jesus !!!


a Família de Betânia - JERUSALÉM nos dias do Senhor, dividia-se em duas partes – A ocidental que era murada e a oriental, que é o Monte das Oliveiras. Um vale chamado Cedron, separava as duas partes. A ocodental estava edificada sobre o monte sião, que era residencial, e sobre o monte Moriá, conhecido como a Colina do Templo. No extremo norte das Oliveiras separada por um pequeno vale, fica o monte Scopus, e na parte Sul, duas aldeias: Betfagé (casa do figo) e Betânia (casa do aflito ou da tâmara verde). A estrada que desce para Jericó passa por ela. Ali se localiza Betânia – uma aldeia pobre e pobre também a fmília de Lázaro. Como seria essa casa? Grande ou pequena? Rica ou pobre ? Espelhemos nosso lar por esse. Devia ser uma casa grande, já que Jesus nunca ia a esse lar sozinho, mas com doze apóstolos. Homens de bom apetite, que não somente comiam, mas dormiam também e, às vezes por mais de uma noite. Imagina-se móveis rústicos e totalmente sem luxo,sem supérfluos. A comida da época consistia em carne, pão, geralmente de centeio; legumes e vinho.
MEMBROS DA família:
Duas mulheres: Marta e Maria e um homem Lázaro. Tudo indica que Marta era a mais velha. Seu nome significa Senhora. E era senhora de fato! Sobre ela pesava a responsabilidade da casa. Luc.10:38-42 e Maria que passou do hebráico Miriã, é forma grega – quer dizer: “rebelde” no Novo testamento quer dizer e podemos pensar nela como sustento espiritual do lar. Lázaro do hebráico : El- Lazar quer dizer: Deus tem ajudado. Seria o caçula. E Simão, o leproso. Talvez pertencesse a família, e Jesus assim como ressuscitou a Lázaro, curou Simão. Os textos nos levam a crer que nenhum deles era casado, mas admite-se que Marta era viúva.
Segredo Espiritual da família de Beetânia:
1.No casamento, como muitos hoje confiam ?
O matrimônio, no plano divino é legítimo e muito bom, mas não o baseado na carne e no interesse material. (mulheres q se prostituem ao chantegear do esposo para relações sexuais). Esse não foi o fator predominante da felicidade do lar de Betânia.
  1. A quantidade de dinheiro ?
Não ! Pois o lar descrito era pobre, modesto.
Então não estaria basedo em felicidade por mansão luxuosa, grande, em ricas toaletes, baixelas de alto preço, luxo, conforto, Não, não...
Onde estava o segredo ?
Puramente de ordem Espiritual. A felicidade de um lar não consiste na abundância de bens materiais, mas na grandeza da expressão do Senhor em Mat.6:33 “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”.
A segurança e a benção do lar de Betânia brotavam de três fatores essenciais:
a.Marta representa Serviço. Cabia a ela a responsabilidade do asseio do lar, alimento para a família na hora certa, conforto e bem estar a família.
Numa casa em que há desmazelo e a desordem; a sujeira e o relaxamento, não pode contar com a presença do Senhor. Tudo pode ser simples, numa casa,mas limpo, asseado e cada coisa no seu lugar. Marta, nessa acepçãp, era uma peça indispensável no equilíbrio que garantia bem estar a todos.
Hava visto que por esse ênfase leva-nos a crer nos cuidados com a higiene pessoal, os banhos diários, cuidados dentários, mais ênfase ainda aos cuidados pessoais “daqueles dias”, etcc, etc... - que marido, por mais espiritual que seja e talvez nem chegue a questoná-la, mas sente e sofre e até ora, pela esposa que não percebe que está faltando limpeza, cuidados e orientações com os filhos. Uma mulher que não sabe se cuidar, muito provavelmente não será a melhor instrutora aos cuidados de higiene e educação de seus filhos. No seu lar há serviço como o de Marta ? Jesus ficaria feliz em sua morada ? É hora de acordar !!!
b. Maria – representa a adoração – Sentada aos pés de Jesus, bebia as palavras do céu. Jesus é o Senhor e ela a serva consciente. Jesus o Poder, Maria a fraqueza. Jesus é o céu, Maria a Terra. Jesus o infinito. Maria o finito. Jesus é o eterno. Maria o efêmero. Jesus em assento de Poder. Maria prostada a seus pés. Ela adora os Reis dos Reis, se submete, exalta o Senhor, rende-lhe o culto devido. E, não como muitos fazem hoje em dia, que pelo consumismo humano exagerado, sacrifica a educação dos filhos e o casal tem que sair diariamente ao trabalho. Fins de semana no campo, na praia, afinal quanto mais trabalho, mais necessidade de “descanso” e ninguém é de ferro. Mas fica para quando for possível a obra do Senhor, o chamado de Cristo, a oração, o servir, o amar.
Lázaro é a comunhão. A água da graça divina corria livre do coração de Lázaro para o de Maria e Marta. Eram o mesmo sentir, o mesmo propósito, do mesmo pensar e do mesmo agir. O amor era perfeito, a obediência e a submissão. Respiravam harmonia e paz. A luz do céu brilhava nos corações e estes iluminavam o lar e davam orientação e sentido à Família.

Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.