Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A SIMBOLOGIA DO PASTOR E DO REBANHO | | Leio nesta rede social um assunto extremamente pertinente, que desejo compartilhar com minha rede de contatos: o estado espiritual dos crentes em face de tantas heresias.

Reflita comigo: Se eu e você contemplar ovelhas no campo, totalmente desprotegidas, perceber que o rebanho está magro, cheio de carrapicho, machucado, diremos que o pastor delas não está cuidando com o zelo que deveria cuidar. Não é à toa que Jesus usou a figura de linguagem pastor/ovelha. Fazendo uso deste recurso linguístico, podemos dizer que o estado espiritual da membresia de uma igreja, se os membros estão espiritualmente fracos ou fortes, é resultado direto do tamanho de dedicação da liderança que o Senhor colocou sobre ela.

Desvios doutrinários sempre ocorreram no seio da Igreja, desde o primeiro século da Era Cristã e continuarão a existir até o Dia do Arrebatamento da Noiva do Cordeiro. Entretanto, são muitos os que usam a frase "é o cumprimento da Palavra" para acomodar-se em meio ao naufrágio da fé de tanta gente em nossa geração. Estes, esquecem-se que Jesus Cristo veio ao mundo buscar e salvar os que se perderam, envia líderes para instruir os meninos da fé e que o apóstolo Paulo nos impele a admoestar os fracos para que se corrijam. Lucas 19.10; Mateus 28.19; Gálatas 6.1-2.

A joia verdadeira é parecida com a falsa mas não é igual. Então, cabe aos pastores assumir o compromisso de ensinar novilhos e ovelhas, o povo que está sob sua liderança, que compõe a Igreja de Cristo, para que não seja enganado com ensinamentos heréticos. Os pastores, incansavelmente, precisam abraçar o atributo da sua função e instruir o rebanho, com a finalidade de que eles possam por si mesmos desprezar a alimentação estragada e/ou falsificada. Fazer com que o novo convertido cresça até ser capaz de discernir entre o metal precioso, que de fato é ouro, e o ouro reluzente dos tolos, fazer com que sejam sábios e valorizem a doutrina de Cristo e refutem os ensinamentos heréticos.

É válido mencionar Ezequiel (34.2) e Jeremias (23.1). A síntese das mensagens destes profetas é: ai dos pastores negligentes, eles terão seu momento de acerto de contas com o Dono das ovelhas!

Concluo esta reflexão afirmando que,se os pastores não se esforçarem no ministério do ensino e aconselhamento pastoral, serão cobrados por Cristo e sentenciados ao inferno por negligência ao trabalho que lhes foi confiado. Afirmo isto usando Apocalipse, capítulos 2 a 3.22.  É válido lembrar que Cristo, ao analisar o estado espiritual das sete igrejas, dirigiu-se aos líderes delas. Por quê? Porque a responsabilidade da qualidade espiritual da membresia era totalmente de seus pastores!

#EliseuAntonioGomes | #Belverede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.