Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Guia-me pelo Caminho Eterno - salmos 139



1SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
5Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
18Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
20Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
21Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
23Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Meditação!!

E ENTÃO AINDA VAI CONTINUAR CEGO COM OS OLHOS? PAZ JANAINA!!!Missionária Janaina Caetano
O assunto é o que esta causando a CEGUEIRA ESPIRITUAL nestes últimos dias dentro e fora  da Igreja do Senhor é:

Disputa > Discussões sem significado sobre assuntos sem importância causam disputas. A Bíblia diz em Tt 3:9 “Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.” Maus desejos causam disputas. A Bíblia diz em Tg 4:1 “Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos
vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”

Imoralidade>Paulo declara que o casamento é a "cura" para a imoralidade sexual. ICoríntios 7:2 está essencialmente dizendo que, porque as pessoas não conseguem se controlar e por isso muitas estão tendo sexo imoral fora do casamento, elas devem se casar. Só então poderão satisfazer as suas paixões de uma forma moral.

Orgulho> Pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lc 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Egoísmo> Falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.
Gênesis 4:9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?

Partidarismo> Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Está Cristo dividido?1 Coríntios 1:12-13


by  Janaina Caetano

FELIZES SÃO os humildes de espirito, porque deles é o reino dos céus..


Mt.5.3
Bem aventurados...: Essa é a primeira de nove bem-aventuranças que Jesus menciona nessa capítulo, no momento de seu famoso Sermão do Monte, ou Sermão das Bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança no grego é makarinos, e quer dizer literalmente “feliz”, “abençoado”. Pelo fato de que as nove bem-aventuranças nos conduzirem para o sentido oposto do que é ser feliz no mundo, alguns já disseram que esse sermão poderia ser resumido na seguinte frase: felizes os infelizes (os que choram, os injustiçados, os perseguidos...). Esse texto nos revela claramente que os conceitos e valores do mundo rivalizam diretamente com os da Palavra de Deus e seu Reino;
... o humildes de espírito: Devemos antes de estudar este texto perceber que Jesus está se referindo a verdadeira humildade que nada mais é que um estado de espírito. Muitos vivem uma falsa humildade que assim se revela no momento em que são prestigiados com alguma forma de poder. Alguém já disse que o poder revela quem realmente a pessoa é. Muitos que se diziam humildes se tornam terríveis ditadores após assumirem o poder, essa é a falsa humildade.
Humildade não é:
• o mesmo que falta de dinheiro: As pessoas quando querem comumente falar que alguém é desprovido de riquezas dizem que ela é “humildizinha”. Seria mais conveniente usar o eufemismo “simpleszinha”, pois humildade é um estado de espírito, não uma situação financeira;
• o mesmo que covardia: Uma pessoa humilde não pode ser confundida com uma pessoa covarde. Muitos quando estão diante de uma pessoa humilde tentam aproveitar-se dela, achando que a mesma não tomará atitudes devidas em momentos de ofensa;
• o mesmo que alto-anulação: Muitos em nome de uma suposta humildade mutilam suas próprias vontades e personalidade para transmitir ao mundo que é alguém humilde. Humildade não é o mesmo que ser boboca ou alienado. Alguém que seja realmente humilde tem plenas convicções de suas habilidades e potencialidades, porém sabe que a glória por cada uma delas deve ser dada a Deus.
Humildade é:
• um estado de espírito, tem a ver com espiritualidade (humildes de espírito);
• esvaziar-se de si, para ser cheio de Deus (Fp 2.7)
• ter maturidade para receber os créditos, mas dar toda a glória a Deus;
• não sentir inveja de quem tem, e nem muito menos esconder de quem não tem.
...porque deles é o Reino dos Céus: No Reino dos céus não há nenhuma pessoa sequer que não seja humilde.
• Lúcifer foi reduzido a condição de demônio por conta do pecado de orgulho que o levou a rebelião, essa é a síndrome de Lúcifer (Is 14:12-15);
• Para herdar o Reino dos Céus tem que ser humilde como o Senhor Jesus foi ao ponto de se esvaziar de sua glória, descer a Terra, tornar-se servo de todos, e morrer na cruz do calvário para realizar a vontade de seu Pai e nos salvar.

Pr. Wendell de Carvalho
Série As Bem-Aventuranças


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Viver com dinamismo - by União de Blogueiros Evangélicos

 
"Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás" - Eclesiastes 11.1. 

Lançar o pão sobre as águas é viver com dinamismo, tomar atitudes certas e ter esperança e fé quanto ao futuro que desconhece. É um convite a escolher fazer o bem, ser uma pessoa bondosa, afastada do egoísmo, apesar da imprevisibilidade da vida, pois quem apenas observa o vento e as nuvens jamais semeará (Eclesiastes 11.4).

O termo hebraico para "lançar" é "shalah": deixar ir, mandar embora, enviar. Muitos questionam o que quer dizer a metáfora sobre jogar o pão na água. Seria jogar a comida fora? Desperdício? A figura de linguagem não é negativa é expressão extraída do comércio de cereais em uma cidade portuária ilustrando a perspectiva de sucesso em empreendimento comercial ousadamente diversificado.  

Assistencialismo

Dizem que as maiores motivações da vida estão ligadas ao desejo de ganhar e medo de perder. A sociedade está marcada pelo interesse próprio, se recusa a dar espaço à generosidade. Quem vive afastado de Deus não tem o hábito de compartilhar o que tem com o próximo, ao fazer algum benefício tende a esperar que aquele que foi beneficiado pague em tempo oportuno. As Escrituras Sagradas nos ensinam que ser uma pessoa egoísta torna a vida sem sentido, vazia.

Deus promete recompensar aqueles que são bondosos e abrem suas mãos aos que necessitam "Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido" - Provérbios 11.24-25.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"Cientistas apontam que origem da vida pode estar no barro". E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26-27




Cientistas apontam que origem da vida pode estar no barro Cientistas apontam que origem da vida pode estar no barro

A Bíblia afirma no Livro de Gênesis que Deus formou o homem do pó da terra. Este evento pode agora ser confirmado por um estudo realizado por cientistas da Universidade de Cornell, em Nova York.
Liderados pelo professor de engenharia biológica e ambiental Dan Luo, o estudo indica que alguns tipos de argilas facilitaram a formação de moléculas orgânicas que tornam possível a vida no planeta. Essa argila contém uma série de minerais, como alumínio, silício e oxigênio, e sua composição forma uma substância chamada “hidrogel”.
Trata-se de um polímero que forma um conjunto de espaços microscópicos capazes de absorver líquidos, tais como uma esponja, em que são produzidas as reações químicas para a síntese de proteínas, DNA e as células vivas.
O material sugere que “nas origens da história geológica, o hidrogel exerceu a função de contenção de biomoléculas que catalisam reações bioquímicas”. Para testar a sua hipótese, os pesquisadores usaram hidrogéis sintéticos. Ficou comprovado que o material celular formou as proteínas que codificam o DNA.
Hidrogéis de argila poderiam ser um lugar seguro e protegido para as moléculas orgânicas longas, evitando a sua degradação por influência externa, até a membrana que envolve as células vivas foi desenvolvida para criar a chamada “sopa primordial”, onde a vida apareceu, afirmam os pesquisadores.
Esse tipo de barro (argila) mostrou-se um caminho promissor para as biomoléculas, que tendem a aderir à sua superfície, quando ele se comporta como um hidrogel. O professor Luo garante que o hidrogel de argila protege melhor seu conteúdo das enzimas “nucleases” (consideradas prejudiciais) que podem desmantelar o DNA e outras biomoléculas.
Colabora para isso os relatos de eventos geológicos, que coincidiriam com os eventos biológicos. Ainda é preciso estudar como essas máquinas biológicas evoluíram, reconhece Luo. Com informações Telegraph e CBN.

Isaias 55

1"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.
2Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
3Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.
4Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.
5Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor. "
6Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.
7Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.
8"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.
9"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.
10Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,
11assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
12Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído. "

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Separados

"Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." 1 Tessalonicenses 4:7

"Santidade é um dos principais atributos de DEUS e uma das características que deve ser desenvolvida pelos discípulos de JESUS. E quem são os discípulos de JESUS, senão aqueles que seguem a Cristo? Ser santo é ser separado do que é impuro e consagrado ao que é puro. DEUS é santo e nEle não há nada sujo ou impuro. E a partir do momento que nós somos considerados discípulos de JESUS,
passamos a ter como uma de nossas características a santidade. Todos nós somos chamados por DEUS para separarmos e consagrarmos as nossas vidas a Ele. A pessoa considerada santa é aquela que é separada por DEUS para o adorar e para o servir, cumprindo assim a Sua vontade."

Oração: Pai Amado e Querido, peço forças para me afastar do que é impuro. Me de discernimento espiritual para identificar as ciladas de satanás para roubar minha santificação. Mostre-me quais são as áreas de minha vida que não Te agradam para que eu possa me consertar. Declaro que sou completamente dependente e obediente a Ti. Em nome de Jesus, Amém.

domingo, 15 de dezembro de 2013

LEIAM É A MAIOR DAS VERDADES QUE TODOS PRECISAM SABER: "UMA ILUSTRAÇÃO DA REALIDADE E É BÍBLICO"

NÃO DEIXEM DE LER ISSO...
LEIAM É APENAS A MAIOR DAS VERDADES
QUE TODOS PRECISAM SABER:

"UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE"
=

QUEM O CRIOU?
Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15]
_________________________________________

COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO?
Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio desabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13]
_________________________________________
ONDE VOCÊ MORAVA?
Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13]
__________________________________________
QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS?
Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4]
__________________________________________
ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ?
Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13]
__________________________________________

O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER?
Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17]
________________________________________
O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO?
Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14]
_________________________________
O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO?
Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4]
_______________________________________
COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM?
Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8]
______________________________________
QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM?
Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas ideias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 corintios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9]
_______________________________________
E SOBRE O FUTURO?
Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15]
_______________________________________

MEDITE NESSA MENSAGEM. VEJAM QUE FOI ELABORADA COM BASE NOS VERSÍCULOS BÍBLICOS, POR ISSO É UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE.

“COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES.” HEBREUS 3:7,8

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar a Sua vida em favor dos Seus amigos.” João 15:13
-
Vc que é de Deus e que recebe uma palavra dessa e não repassa aos seus contatos, tem que verificar se está fazendo mesmo a vontade de Deus.

 QUEM O CRIOU? Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15] _________________________________________ COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO? Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio desabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13] _________________________________________ ONDE VOCÊ MORAVA? Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13] __________________________________________ QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS? Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4] __________________________________________ ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ? Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13] __________________________________________ O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER? Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17] ________________________________________ O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO? Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14] _________________________________ O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO? Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4] _______________________________________ COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM? Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8] ______________________________________ QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM? Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas ideias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 corintios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9] _______________________________________ E SOBRE O FUTURO? Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15] _______________________________________ MEDITE NESSA MENSAGEM. VEJAM QUE FOI ELABORADA COM BASE NOS VERSÍCULOS BÍBLICOS, POR ISSO É UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE. “COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES.” HEBREUS 3:7,8 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar a Sua vida em favor dos Seus amigos.” João 15:13 - Vc que é de Deus e que recebe uma palavra dessa e não repassa aos seus contatos, tem que verificar se está fazendo mesmo a vontade de Deus.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

OLHOS DE DEUS


Os olhos de Deus contemplam os justos da Terra".
Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Provérbios 15:3
'Quem aceita o mal sem protestar, coopera... Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele'. Martin Luther King.

'O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer'. Albert Einstein.


Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.
 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros e falsos profetas se valem dela para ameaçar seus críticos; crentes mal-orientados usam-na para defender certos “ungidos”; e outros ainda a empregam para reforçar a idéia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.
Quando examinamos o contexto da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).
Conquanto a frase não encerre um princípio geral, podemos, por analogia, afirmar que Deus, na atualidade, protege os seus ungidos assim como cuidou dos seus servos mencionados no Salmo 105. Mesmo assim, não devemos presumir que todas as pessoas que se dizem ungidas de fato o sejam. Lembre-se do que o Senhor Jesus disse acerca dos “ungidos”: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).
É claro que a Bíblia apóia e esposa o pensamento de que o Senhor cuida dos seus servos e os protege (1 Pe 5.7; Sl 34.7). Mas isso se aplica aos que verdadeiramente são ungidos, e não aos que parecem, pensam ou dizem sê-lo (Mt 23.25-28; Ap 3.1; 2.20-22). Afinal, “O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2.19).
Quando Paulo andou na terra, havia muitos “ungidos” ou que aparentavam ter a unção de Deus (2 Co 11.1-15; Tt 1.1-16). O imitador de Cristo nunca se impressionou com a aparência deles (Cl 2.18,23). Por isso, afirmou: “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram” (Gl 2.6).
Aparência, popularidade, eloquência, títulos, status, anos de ministério… Nada disso denota que alguém esteja sob a unção de Deus e imune à contestação à luz da Palavra de Deus. Muitos enganadores, ao serem questionados quanto às suas pregações e práticas antibíblicas, têm citado a frase em análise, além do episódio em que Davi não quis tocar no desviado rei Saul, que fora ungido pelo Senhor (1 Sm 24.1-6). Mas a atitude de Davi não denota que ele tenha aprovado as más obras daquele monarca.



Se alguém, à semelhança de Saul, foi um dia ungido por Deus, não cabe a nós matá-lo espiritualmente, condená-lo ao Inferno. Entretanto, isso não significa que devamos silenciar ou concordar com todos os seus desvios do evangelho (Fp 1.16; Tt 1.10,11). O próprio Jônatas reconheceu que seu pai turbara a terra; e, por essa razão, descumpriu, acertadamente, as suas ordens (1 Sm 14.24-29).
O texto de Salmos 105.15 em nenhum sentido proíbe o juízo de valor, o questionamento, o exame, a crítica, a análise bíblica de ensinamentos e práticas de líderes, pregadores, milagreiros, cantores, etc. Até porque o sentido de “toqueis” e “maltrateis” é exclusivamente quanto à inflição de dano físico.
É curioso como certos “ungidos”, ao mesmo tempo que citam o aludido bordão em sua defesa — quando as suas práticas e pregações são questionadas —, partem para o ataque, fazendo todo tipo de ameaças. O show-man Benny Hinn, por exemplo, verberou: “Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…” (citado em Cristianismo em Crise, CPAD, p.376).
Quem são os verdadeiros ungidos, os quais, mesmo não se valendo da frase citada, têm de fato a proteção divina, até que cumpram a sua vontade? São os representantes de Deus que, tendo recebido a unção do Santo (1 Jo 2.20-27), preservam a pureza de caráter e a sã doutrina (Tt 1.7-9; 2.7,8; 2 Co 4.2; 1 Tm 6.3,4). Quem não passa no teste bíblico do caráter e da doutrina está, sim, sujeito a críticas e questionamentos (1 Tm 4.12,16).
Infelizmente, muitos líderes, pregadores, cantores e crentes em geral, considerando-se ungidos ou profetas, escondem-se atrás do bordão em análise e cometem todo tipo de pecado, além de torcerem a Palavra de Deus. Caso não se arrependam, serão réus naquele grande Dia! Os seus fabulosos currículos — “profetizamos”, “expulsamos”, “fizemos” — não os livrarão do juízo (Mt 7.21-23).
Portanto, que jamais aceitemos passivamente as heresias de perdição propagadas por pseudo-ungidos, que insistem em permanecer no erro (At 20.29; 2 Pe 2.1; 1 Tm 1.3,4; 4.16; 2 Tm 1.13,14; Tt 1.9; 2.1). Mas respeitemos os verdadeiros ungidos (Hb 13.17), que amam o Senhor e sua Santa Palavra, os quais são dádivas à sua Igreja (Ef 4.11-16).
Quanto aos que, diante do exposto, preferirem continuar dizendo — presunçosamente e sem nenhuma reflexão — “Não toqueis nos meus ungidos”, dedico-lhes outro enunciado bíblico: “Não ultrapasseis o que está escrito” (1 Co 4.6, ARA). Caso queiram aplicar a si mesmos a primeira frase, que cumpram antes a segunda!

Que Deus tenha muita, mas muita mesmo, misericórdia sobre a minha vida!

domingo, 1 de dezembro de 2013

Isaías: 12. 1. Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste.
 2. Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação. 3. Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
 4. E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notórios os seus feitos entre os povos, proclamai quão excelso é o seu nome. 
5. Cantai ao Senhor; porque fez coisas grandiosas; saiba-se isso em toda a terra. 
6. Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23-24

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Jeremias 9:23-24
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Jeremias 9:23-24
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Jeremias 9:23-24

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Leão de Judah. A Brilhante Estrela da Manhã









Feliz  aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Salmos 32.1 e Mac. 1.15

Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Salmos 86:8-12

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxkqpnCOOmEG2EInGGeuoxld3nHNb6-lslYZXAKLqUkN9rjR3iEghttps://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxkqpnCOOmEG2EInGGeuoxld3nHNb6-lslYZXAKLqUkN9rjR3iEg
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxkqpnCOOmEG2EInGGeuoxld3nHNb6-lslYZXAKLqUkN9rjR3iEgEntre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.
Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.
Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.

Salmos 86:8-12

Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra. A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto. A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas. Salmos 85:9-13

Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra.
A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.
A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.
Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto.
A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas.

Salmos 85:9-13

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Salmos 84:10-12

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:10-12



Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:10-12
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:10-12

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Lucas 24:49
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:9-12
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:9-12
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:9-12

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Joao 11:35. Jesus chorou.

Chorou :  se fez humano, se fez como homem, para que nos façamos como Ele. E deixou por meio de Sua Palavra todos os ensinamentos possíveis para isso.
SEDE SANTOS COMO EU SOU SANTO
(1Pe 1:16)


1Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
3Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
4E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
5Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
7Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?
9Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
12Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
13Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
14Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
15E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
16Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
17Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.
18(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios. )
19E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.
20Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
21Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
22Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
24Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
25Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
27Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
28E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.
29Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.
30(Pois, Jesus ainda não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)
31Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
32Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
33Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
34E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
35Jesus chorou.
36Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
37E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
38Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
45Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
46Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.
47Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais.
48Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.
49E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
50Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
51Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
52E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
53Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.
54Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.
55E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem.
56Buscavam, pois, a Jesus, e diziam uns aos outros, estando no templo: Que vos parece? Não virá à festa?
57Ora, os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem.
36Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
37E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
38Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
45Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
46Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.
47Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais.
48Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.
49E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
50Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
51Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
52E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
53Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.
54Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos.
55E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem.
56Buscavam, pois, a Jesus, e diziam uns aos outros, estando no templo: Que vos parece? Não virá à festa?
57Ora, os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem.

LIVRAMENTO : Bangcoc para a BBC Brasil


Por Eliseu Antonio Gomes

De Bangcoc para a BBC Brasil, a jornalista Marina Wentzel, escreveu a matéria ¹ "Brasileira escapa de afogamento nas Filipinas por buraco de ar-condicionado". A página, cuja publicação tem a data de hoje, 15 de novembro de 2013, foi publicada às 6h50 e tem uma atualização às 08h50.

Ontem, por uma solicitação do Pr. Carlos Roberto Silva (Point Rhema), repliquei uma matéria da ²  Secretária Nacional de Missões (SENAMI), órgão vinculado â Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB no ³ UBE Blogs, em que havia solicitação de oração pela vida e retorno ao Brasil de Lidia Caetano de Souza, 63, missionária em Tacoblan 14 há anos - Filipinas, pois o contato com ela havia se rompído.

Segundo a jornalista, a missionária teve sua vida por um fio, quando a cidade recebeu a passagem do super tufão Haiyan no último final de semana. O nível da água na região subiu até sete metros, a residência de Lídia Correia foi inundada, a correnteza forte fez algumas paredes desabarem e tudo foi inundado.

"Quando a água começou a subir, escapamos pelo buraco do ar condicionado. Amarramos cortinas e lençóis para improvisar uma corda e com ela atravessamos a correnteza do quintal até a construção vizinha, que era de dois andares. Conseguimos ajudar quatro pessoas a atravessar, mas uma delas se afogou e acabou morrendo. Ficamos abrigados lá no alto até a água baixar. Não consegui salvar nada, só os documentos. Perdi tudo", disse a missionária, que saiu caminhando da casa desabada até o aeroporto.

Durante uma caminhada de três quilômetros, Lídia Caetano viu o rastro de destruição em Tacoblan, gente e animais mortos, sentiu o cheiro ruim de putrefação de corpos. Aguardou resgate durante cinco dias, bebia água e comia apenas biscoitos que eram dados aos sobreviventes. 

A missionária deixou Tacoblan na noite de quinta-feira, 13 de novembro, embarcou em uma avião das forças aéreas americanas e desembarcou em Pasay City, Manila, onde está segura. "Era um avião desses de carga militar, viajamos todos sentados no chão, agarrados às redes. Éramos umas 270 pessoas, sentadas apertadinhas".

De acordo com as Nações Unidas, os mortos passam de 4 mil, vítimas são enterradas em covas coletivas, e é esperado maior ajuda no envio de remédios e alimentos aos filipinos.

"A gente só morre com hora e dia determinado. Não adianta, se ainda não é a nossa vez, Deus salva. Olha eu aqui.", disse para a reportagem da BBC.
E.A.G.

1 - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131115_hayian_brasileira_mw_dg.shtml
2 - http://www.senami.com.br/
3 - http://www.ubeblogs.net/2013/11/missionaria-Lidia-Caetano-de-Souza-desaparece-em-Tacloban-Filipinas-tufao-Haiyan.html

Fonte: Belverede

sábado, 16 de novembro de 2013

Coroa de Glória - Isaias 62


1Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.
2E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará.
3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.
4Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o Senhor se agrada de ti, e a tua terra se casará.
5Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.
6Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós,
7Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra.
8Jurou o Senhor pela sua mão direita, e pelo braço da sua força: Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu mosto, em que trabalhaste.
9Mas os que o ajuntarem o comerão, e louvarão ao Senhor; e os que o colherem beberão nos átrios do meu santuário.
10Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos.
11Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele.
12E chamar-lhes-ão: Povo santo, remidos do Senhor; e tu serás chamada: Procurada, a cidade não desamparada.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013


A loucura da Pregação -   I Coríntios -

 Rev Silas Matos Pinto
1 Coríntios 1.18-25    Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que  somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.
O que é mais desprezível do que uma pessoa louca? Ontem estava no Banco do Brasil e um senhor se aproximou e começou a falar de si e de acontecimentos de sua vida. Logo todos percebemos que aquele homem não estava muito bem. Um comportamento comum a todos nós foi não dar muita atenção a ele, pois ele se exaltava a cada momento. Todos optaram por deixá-lo falar sozinho. A realidade é que nenhum de nós estava disposto a perder tempo ouvindo coisas desagradáveis e inúteis provinda da boca de alguém que está mentalmente desequilibrado.
Mas o louco não deve ser desprezado todo o tempo. Pode acontecer de um louco te alertar para verdades importantes que nunca tinham passado por sua cabeça. “Um motorista se viu em aperto quando o pneu de seu carro caiu em frente a um sanatório. Ele desceu do carro e percebeu que o problema ocasionou porque os parafusos da roda caíram. Ele olhou para todos os lados e não havia ninguém para ajudá-lo. Só havia um louco que o observava, grudado no portão do sanatório. Desolado o motorista resmungou em voz alta dizendo que estava perdido. O louco lhe disse: Moço, pega um parafuso de cada uma das outras três rodas e cada uma das rodas terá três parafusos. Dá para você ir embora. O motorista, admirado, disse ao louco: Você não é louco? – Eu sou! Mas como pode solucionar esse problema assim? – É que eu sou só louco...!
O estudo de hoje mostra o caminho usado por Deus para transmitir ao mundo a Sua mensagem salvadora. Qualquer um que quisesse ensinar algo importante escolheria as formas mais aceitas pela sociedade, mas Deus usou as coisas loucas do mundo para mostrar ao mundo que Ele é o Salvador. Ele usou o método mais controvertido para dificultar a aceitação da salvação que ele mesmo oferecia. Aqueles que crêem o fazem usando o caminho mais cheio de espinhos e pedregulhos. Os caminhos asfaltados são os caminhos da mentira, travestida de verdade fácil. Para caminhar no caminho da mentira é fácil e não requer luta pessoal e muito menos exige da pessoa que gaste muita energia mental. Mas para seguir a verdade e encontrar a salvação é necessário caminhar pelos caminhos mais difíceis e que irão requerer de você uma luta constante, pois a vontade de desistir e de duvidar sempre estará diante de ti.


O título dessa perícope é “A Mensagem da Cruz”. Depois de Paulo mostrar que o Povo de Deus é especial; que ao aceitar a graça de Deus a pessoa passa a vivenciar os efeitos da graça em sua vida; de mostrar que a Igreja do Senhor não foi criada para se dividir; e que, quando alguém estiver vivendo no erro é necessário que se faça denúncia usando métodos específicos para que haja correção na igreja, Paulo agora vai mostrar aos crentes o teor da mensagem que ele oferecia à igreja. Era uma mensagem que o mundo acharia LOUCA.


Em Provérbios 1.20-33, a sabedoria de Deus parece, e de fato é, personificada. A sabedoria toma lugar de uma pessoa. Essa sabedoria é, primeiro, proclamada, depois rejeitada. Logo a seguir, o texto mostra as conseqüências da rejeição e, depois as conseqüências da aceitação. Provérbios faz uma descrição de uma pessoa que representava a sabedoria de Deus e que seria rejeitada por muitos e aceita por outro tanto. O povo da época não poderia saber que o Representante da Sabedoria de Deus se chamaria Jesus e não sabia como seria sua aparência e suas atitudes. Nós sabemos. Sabemos que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus que se fez carne e habitou na terra como homem. Sabemos os benefícios de aceitá-Lo e os prejuízos que sobrevem aos que não o aceitam.


Não é fácil crer que tudo o que se diz sobre Jesus é verdade. O homem natural até tenta, mas não consegue. Nós cristãos sabemos que é verdade e por isso a defendemos. Nesse texto Paulo usa como seu tema:  AS MANEIRAS DE SE VER O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.
        


Paulo inicia sua argumentação mostrando que o mundo natural, ou seja, o homem que não nasceu de novo ou que não se converteu sempre vai pensar que a mensagem do evangelho É UMA LOUCURA. Para mostrar isso ele diz: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”


Quando um lojista vai vender o seu produto ele procura as melhores formas de expor, os preços mais acessíveis e contrata o melhor dos vendedores. Com tudo isto ele acredita que a venda dos seus produtos estará garantida. Essa técnica sempre dá certo.


Deus não parece ser um bom negociante. Ele pegou o Seu produto mais valioso e o acondicionou numa embalagem sem beleza alguma. Expôs o seu produto diante de pessoas que a sociedade não valorizava por não ter expressividade e muito menos recursos. Deixou que o amassassem, apertassem, batessem, ferissem e o destruíssem. Por fim ele pegou os cacos e fez um trabalho de restauração (ressurreição) e mostrou o produto restaurado para as mesmas pessoas que o estragaram. Depois guardou o produto junto de si e incumbiu vendedores incompetentes e despreparados para venderem o Seu produto valioso. O pior é que esses vendedores ainda tinham um agravante: Eles não teriam o produto para mostrar e o comprador teria de comprar o produto apenas por crer na palavra do vendedor, confiando que receberia a mercadoria num futuro indeterminado. É, Deus não é um bom negociante e são loucos todos aqueles que compram o produto que ele oferece. É isso que o homem natural, ou seja, aqueles que se perdem diziam e dizem de todos os que crêem em Cristo.


Paulo iniciou dizendo que “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem”. Não são muitas as pessoas que estão dispostas a confiar nas palavras do vendedor divino. A mensagem do evangelho é como a oferta do nosso vendedor imaginário. O que os pastores e membros evangelistas oferecem é algo louco. Não temos o Salvador para mostrar para os perdidos; não temos algo palpável para que aquele que aceita a nossa oferta possa sentir com os seus sentidos naturais. O que nós fazemos é loucura para os que se perdem.


Veja que Paulo disse que o Evangelho de Jesus é loucura para os que se perdem. Depois de Jesus proferir a Parábola do Semeador (Mateus 13.1-23) os seus discípulos lhe perguntaram (v.10,11): “Porque lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido”. Estava acontecendo um fato interessante. Por mais claro que fosse a mensagem de Jesus a multidão de homens e mulheres que O seguiam não entendiam, de fato, o que ele ensinava. Era como acontece no interior que os homens cultos falam e os simples dizem: “Não entendi nada do que ele disse, mas falou muito bonito”.  Os que se perdem não conseguem entender a mensagem de salvação ensinada por Jesus e por seus mensageiros. Tudo o que é dito pode até ser admirado, mas não será apreendido e guardado no coração. A mensagem ouvida não promoverá regeneração e o ouvinte continuará morto espiritualmente. O que ele ouviu ele achou loucura demais para ocupar espaço em seu interior.


Essa incompreensão não provém do homem, ela pertence aos mistérios de Deus. Paulo mostra que as pessoas não entenderam o evangelho porque não era da vontade de Deus que entendessem. Deus confundiu e continua a confundir a mente dos sábios de nossa época para que não consigam crer no que, para eles, é a loucura, que é o evangelho. Nunca poderão dizer que foram salvos por serem sábios. Paulo disse: “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”. Paulo mostra que os que se perdem vêem o evangelho como loucura porque o próprio Deus confundiu o seu entendimento. No mesmo texto de Mateus capítulo 13.13 e Marcos 4.12, Jesus mostra a razão do porque de não explicar sua mensagem à multidão de forma clara: “Para que, vendo, vejam e não percebem; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se e haja perdão para eles”. Jesus deixa claro que os seus ouvintes não entenderiam de modo algum, pois essa não era a sua vontade. Somente entenderiam e valorizariam o seu ensino aqueles que Ele quisesse perdoar e salvar.


Em Hebreus 11 encontramos o registro da galeria dos homens de fé. Foram homem e mulheres que creram naquilo que não visualizavam. Creram, pela fé, que Deus criou o universo; Creram que milagres aconteceriam em suas vidas e, também, em muitos outros impossíveis. Crer no que parece impossível é loucura para aqueles que não são movidos pelo Espírito Santo de Deus. O Evangelho de Jesus, para aqueles que se perdem, não passa de LOUCURA.


Paulo também mostra que aqueles que nasceram de novo, que entregaram suas vidas ao Mestre e Salvador Jesus o fizeram porque descobriram que a Mensagem do Evangelho é A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS. Ele diz: “Mas para nós, que  somos salvos, poder de Deus”.


Apareceu um louco na Internet vendendo lotes na lua. O pior dessa loucura é que muitos acharam que é uma ótima idéia comprar lotes desse corretor lunático. Compraram lotes de alguém que não é proprietário do terreno e num lugar onde o lote continuará vazio por causa da impossibilidade de ser habitado. Isso é que é loucura de verdade, mas o mundo acha isso muito normal.


Me lembro muito bem do dia da minha conversão. Sou filho de pastor e nasci na igreja. Fiz parte da diretoria das sociedades de crianças, adolescentes e mocidade. Fiz teatro na igreja e participei de musicais, mas não era ainda convertido. Sabia que ser crente era o correto, pois o  homem que mais me amava, meu pai, dizia que era o melhor para mim. Mas um dia o meu coração foi aberto por Deus e eu não suportei. Desabei em lágrimas de alegria ao entender a maravilha do evangelho. Esse momento eu vou guardar para o resto dos meus dias como o dia mais importante de minha vida. Eu deixei de ver o evangelho como loucura e passei a vê-lo como O PODER DE DEUS.


Muitos são os homens e mulheres que a sociedade rejeita por pensar que é impossível que sejam recuperados. São pessoas que já fizeram tudo o que é proibido fazer; já se enlamearam a tal ponto de parecer que não existem águas o bastante para lavá-los. É impossível recuperá-los. Mas diante da declaração de impossibilidade Deus age. Deus manda um pregador, que pode ser eu ou você, para falar à essa pessoa. Falamos então do modo como o homem caiu; de como o homem se afastou de Deus e de sua vontade; falamos em como Deus procurou nos aproximar de si novamente; e levamos essa pessoa a convidar Jesus para habitar em seu coração. Ela diz SIM!  A transformação acontece.


Se lembram do Gadareno endemoniado? Ninguém podia prendê-lo. Não havia cadeia que suportava sua força demoníaca; andava nu e longe de outras pessoas, mas Jesus entrou em sua vida. O homem desprezível, após o encontro com Jesus, reaparece vestido, assentado, limpo e se torna o primeiro evangelista gentio. O Evangelho de Jesus Cristo é o Poder de Deus.


Deus usa armas espirituais poderosas e invisíveis. As vitórias que ele deu aos israelitas são inexplicáveis. A cura que ele fez em doentes, cegos, coxos, paralíticos, mudos e surdos, e endemoniados foram inexplicáveis. Somente o seu poder é que pode salvar o homem e esse grande poder de Deus está guardado num franco muito simples e desprezível aos olhos do mundo. Esse fraco é o Evangelho. Quando o Evangelho de Jesus entra na vida de um homem ou mulher todas as barreiras caem; os sentimentos destruidores são apagados; as maldições são destruídas; as angústias desaparecem; os nós das amarras do diabo são desfeitos imediatamente após a conversão do indivíduo. Isso tudo acontece porque o Evangelho é o Poder de Deus.


É uma pena que são tão poucos os membros de igrejas que se dispõe a propagar o evangelho. Parecem que para eles o Evangelho de Cristo é loucura e não tem valor algum. Já ouviram tanto de Jesus que todo o Seu poder lhes parece algo comum e sem valor. É como alguém que trabalha num lugar muito ruidoso ou violente. Nos primeiros dias estranha, mas com o passar dos dias tudo fica comum. O Evangelho se tornou comum para muitos.


Precisamos resgatar o grito de vitória. Comemoramos o dia do “Fico” e repetimos com orgulho “o brado da independência”, mas nos calamos diante do brado que deu fim a obra de salvação. O grito que nos garante que toda obra de salvação foi concluída: “Está Consumado”. Nossa salvação está consumada e nós guardamos esse tesouro poderoso nos baús velhos e empoeirados. Com isso milhares de pessoas que poderiam se apropriar do poder salvador de Jesus continua perdida e sofrendo. Diga com toda a força do seu ser: “Para mim o Evangelho de Jesus é o Poder de Deus para salvação do mundo!!!” Se conscientize disso e viva para propagar essa verdade e descobrirá o quanto o mundo precisa dessa verdade e, verá também o poder transformador que o Evangelho contém.   


Paulo também mostra que a Mensagem do Evangelho, sendo pregada por homens, É O CAMINHO COM OBSTÁCULOS PARA O HOMEM SE CHEGAR A DEUS. Veja o que Paulo disse: “Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”.


Philip Yancey, em um de seus livros, fala sobre um jovem que lhe deu muito trabalho. Esse jovem queria ver Deus para crer nEle. Queria ouvir a Sua voz para poder crer; queria sentir o Seu toque para saber que Deus existe. O autor conta que levou esse jovem a perceber que os homens que viram a glória de Deus e as manifestações de seu poder; que ouviram sua voz e comeram o maná que ele enviou dos céus, não creram em Deus. Ninguém será salvo se esperar ver para crer. Jesus disse a Tomé: “Bem-aventurado aqueles que não viram e creram”.


Essa é a maneira difícil criada por Deus para que o homem fosse salvo. Ele colocou todas as pedras no caminho; dificultou o acesso a ele; expõe o crente às piores provações e a situações adversas até que esse homem seja salvo pela fé. Muitos retrocedem, mas muitos se negam a retroceder.


Para o homem ser salvo ele tem de crer na mensagem pregada. Paulo fala aos romanos que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. A pessoa se tornará um crente quando conseguir enfrentar todas as impossibilidades humanas colocadas por Deus como barreiras para o Evangelho chegar ao seu coração. Quando Deus imputa fé ao coração do homem e amolece esse coração, o homem é levado por Deus a dizer: Sim eu creio. Mas crer na verdade evangélica é muito difícil.


Paulo mostra que Deus enviou sua Sabedoria ao mundo (Jesus)  e o próprio mundo se negou a crer na manifestação mais clara do Seu ser. Não creram naquilo que podiam ver, apalpar, sentir os aromas do seu corpo. Não creram no que viram, pois não faltaram sinais maravilhosos para que eles pudessem crer, mas mesmo assim não creram. Sendo assim Deus complicou a coisa: “Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”. Já que não creram no que viram, agora terão de crer no que ouvirão de homens comuns. A salvação do mundo foi confiada por Deus aos homens. Aqueles que ainda virem a crer o farão baseando-se apenas no que está registrado na Palavra de Deus e na mensagem pregada pelos Mensageiros de Deus.


Pessoalmente creio que crer em Jesus vendo-o face-a-face é muito mais fácil. Crer no que se vê não exige muito esforço. Mas Deus passou a exigir das pessoas que se esforçassem muito, pois “aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”. Se os homens se negarem a ouvir os pregadores, não esperem esses que Deus envie a eles anjos celestes, como enviou aos pastores de Belém. Para crerem é necessário crer através da “Loucura da Pregação”. Quer gostem ou não, esse é o modo difícil que Deus deixou para o homem se chegar a Ele.


Paulo deixa claro que AO EVANGELHO DE JESUS NÃO SERÁ ACRESCIDO SINAL ALGUM PARA QUE ALGUÉM CREIA. Ele diz: “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios”.
O mundo sempre quis ver para crer. O nosso mundo não é diferente dos tempos passados pois os homens continuam buscando sinais e maravilhas para se sentirem seguros para, assim, se entregarem ao Senhor da Igreja – Jesus Cristo. Paulo deixou bem claro aos Coríntios que se alguém espera sinais, pode tirar o cavalinho da chuva, pois sinais para confirmar o evangelho não serão dados não! O único sinal oferecido ao mundo é CRISTO RESSUSCITADO.


Esse é o mesmo sinal oferecido por Jesus antes de sua morte na cruz. Em Mateus 16.1-4, está registrado um diálogo de Jesus com Fariseus e Saduceus: “Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe um sinal vindo do céu. Ele, porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: haverá bom tempo, porque o  céu está avermelhado. E pela manhã: hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir os sinais dos tempos? Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se”. O sinal de Jonas que Jesus se refere é o fato de Jonas ter permanecido no interior de um grande peixe por três dias e reaparecido para continuar sua obra missionário. Jesus tendo estado morto três dias e reaparecendo ressurreto seria o único sinal que os Fariseus e Saduceus e todos os outros homens do passado, presente e futuro, poderão contar para confiarem na mensagem do Evangelho.

Veja que o pedido de sinal foi tido pelo escritor sagrado como uma forma de tentar a Deus. Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 10.9, quando diz: “Não ponhamos o Senhor à prova como alguns deles fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes”. Entendo que pedir qualquer sinal a Deus para crer no Seu Evangelho é pecado, pois ao fazê-lo, o homem se nega a crer na ressurreição de Cristo e em todo o conteúdo das Escrituras. Joga-se no lixo todo o conteúdo deixado por Deus para a salvação do homem.

Paulo deixa bem claro: Não espere por sinais, pois eles não serão dados. Muitas pessoas dizem: “Se acontecer aquilo que eu estou pensado eu vou crer em Jesus como meu salvador”. É bom deixar claro que Deus não negocia a salvação com o homem! O fato de você crer não é favor a Deus, pois o único beneficiado é você e não Deus. Tudo o que ele tinha de fazer para a salvação do homem ele já fez, não precisa fazer mais nada.

Deus não precisa me curar para eu crer; não precisa resolver meus problemas financeiros para eu crer; não precisa libertar o meu parente da cadeia para eu crer; não precisa trazer chuva numa seca interminável para eu crer; não precisa arrumar uma esposa ou marido para o solitário para que ele creia. Deus não se obriga a dar sinal algum para que o homem creia. Ele dá sinais a quem quer, se quiser e quando quiser, mas os sinais de Deus não são para que o homem creia, são para os que já creram. Se alguém espera por sinais para confirmar a sua fé, esqueça. O único sinal deixado por Deus para que o homem creia é o fato de Seu Filho ter morrido e ressuscitado. Se o homem não crer nesse sinal ele não crerá de forma alguma no Evangelho de Jesus, pois outro sinal não será dado.
 

Por fim, Paulo deixa claro que PARA OS QUE CRÊEM EM CRISTO, APENAS O REGISTRO NA SUA PALAVRA É O SUFICIENTE. Veja: “Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.

Houve um milagre que até Jesus se admirou do tamanho da fé do homem. Um centurião enviou homens honrados para rogarem a Jesus que curasse o seu servo. Jesus se dispôs a curá-lo e se encaminhava para a casa do centurião quando recebeu enviados dele dizendo: Não é necessário que se incomodes comigo, apenas dê uma ordem e o meu servo será curado. E assim aconteceu. Não foi necessário que Jesus visse o servo ou que estivesse próximo dele para o tocar, apenas a sua palavra, à distância, o curou.

É nesse sentido que não será necessário acrescentar nada ao conteúdo da mensagem do Evangelho. O que  temos é mais que suficiente. Foi o que o centurião fez: ele se contentou com a Palavra de Jesus, e recebeu a cura do servo que desejou.

Paulo mostra que cristãos verdadeiros não vivem buscando sinais e maravilhas para os incentivar ao trabalho. Não é necessário fazer shows para atrair pessoas a Cristo, pois os verdadeiros adoradores O adoram em Espírito e em verdade. Creram na Palavra e aceitaram os sinais registrados como portos seguros para ancorar a sua fé.

É assim que devemos ser. É assim que o crente maduro é. É assim que você, meu irmão tem de se sentir em relação a Deus: Seguro de que as promessas de salvação eterna registradas na Palavra de Deus são suficientes para que você tome posse de todo bem deixado por Deus aos Seus filhos.

Paulo disse que para judeus e gregos não seria dado sinal algum. Agora ele diz que a judeus e gregos é pregado Cristo como Poder e Sabedoria de Deus e que isto lhes basta. Há uma razão muito forte para que a palavra pregada lhes baste: “Mas para os que foram chamados”. Esses que se satisfazem com a Palavra são os escolhidos de Deus; são os que estavam mortos e perdidos, mas receberam a vida e foram atraídos a Deus. Foram chamados para estar na presença de Deus. Esses receberam o Espírito Santo de Deus e foram capacitados a entender e crer no Evangelho de Jesus Cristo. São estes que, como registrado em Marcos 4.11: “A vós outros é dado conhecer o mistério do Reino de Deus”.

Para o crente verdadeiro, apenas a Palavra de Deus é suficiente. Para você é assim ou você vive cobrando de Deus alguma ação prática em sua vida? Você acabou de ver que nenhum sinal será dado para que você creia. Viu também que é pecado pedir a Deus algum sinal para acreditar na Sua Palavra. Lute contra os constantes ataques de Satanás e da natureza caída que continua a tentar nos induzir ao erro e principalmente à incredulidade. O JUSTO VIVERÁ POR FÉ E NÃO POR SINAIS.

Para concluir, gostaria de relembrar o que foi dito nesse estudo.


Nosso tema foi: AS MANEIRAS DE SE VER O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.


Vimos que as maneiras foram:

1. É LOUCURA – Os que se perdem não entendem e não aceitam a mensagem do Evangelho. Para eles tudo o que cremos é ridículo e desprezível. É lixo. É loucura.

2. É A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS – Para os que são salvos, o evangelho é a manifestação do poder de Deus. O Evangelho tem o poder de transformar a vida daquele que crê em Cristo.

3. É O CAMINHO COM OBSTÁCULOS PARA O HOMEM SE CHEGAR A DEUS – A forma deixada por Deus para propagação do Seu Evangelho é uma maneira de dificultar o acesso do homem a Deus. Numa época onde pensam que Deus está se arrastando para conseguir adeptos, esse argumento parece falso, mas falso são os que barateiam o evangelho de Jesus. O caminho até a salvação é cheio de obstáculos.

4. AO EVANGELHO NÃO SERÁ ACRESCIDO SINAL ALGUM PARA ALGUÉM CRER – Jesus não deu sinal e não dará a ninguém que dependa dele para crer. O homem crerá em Jesus baseado no que está registrado.

5. PARA OS QUE CRÊEM APENAS O REGISTRO NA SUA PALAVRA É O SUFICIENTE – Quem já creu sabe o valor da Palavra de Deus. O salvo não exige nada. Ele crê, espera e confia.