Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Alegria em Jesus

Salmos 30

1 Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.
2 Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.
3 Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.
4 Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.
5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.
6 Quando me senti seguro, disse: "Jamais serei abalado! "
7 Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.
8 A ti, Senhor, clamei, ao Senhor pedi misericórdia:
9 "Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?
10 Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio".
11 Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
12 para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

CÉU COMO DESIGNAÇÃO DA CASA DE DEUS
Convite à leitura completa: https://bit.ly/2ZVdPUg

O Céu como dimensão espiritual é uma cidade extraordinária.

Infelizmente, muitas pessoas obtêm sua concepção do Céu da literatura, filmes e televisão em vez de pesquisar na Bíblia Sagrada. A cultura popular retrata o Céu como um lugar muito chato, etéreo e sobrenatural. A mídia evoca o Céu como um lugar misterioso para seres desencarnados ou para seres angelicais flutuantes entre nuvens, lugar ao qual todos vão depois de morrer e vivem como anjos. Essa imagem separa erroneamente os mundos físico e espiritual.

Pensar no Céu como um “lugar” é mais certo do que errado, mesmo que a palavra (lugar) possa enganar. As Escrituras Sagradas descrevem o Céu como uma realidade espacial que toca e interpenetra o espaço criado. Enquanto estamos em carne e ossos as realidades celestiais são invisíveis para nós, porém, a esperança fundada sobre o que a fé vê nos anima e dá coragem para continuar e chegar lá. Romanos 8.24,25; 1 Coríntios 13.12.

Quatro personagens da Bíblia que viram o Céu aberto antes da morte:

• Ezequiel (1.1)
• Estevão (Atos 7.56);
• Pedro (Atos 19.9-11);
• João (Apocalipse 1.10-11).

Três situações no ambiente celestial:

• A excelência da criação: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos" (Salmos 19.1);

• O coral de aleluias: "Aleluia! Louvem o SENHOR do alto dos céus, louvem o SENHOR nas alturas" (Neemias 9.6; Salmos 148.1);

• Deus está em companhia de anjos (Marcos 13.32);

• A luz do Todo Poderoso sobre os salvos: "Então já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão para todo o sempre" (Apocalipse 22.5).

Detalhes sobre como será o Céu quando crente viver lá:
• Ponto à estadia eterna dos salvos (2 Coríntios 5.1);
• Recinto de atividades (Apocalipse 22.3);
• Local de descanso (Apocalipse 14.13);
• Lugar perfeito (Apocalipse 21.4; 22.3-5).

A perífrase

Céu é uma palavra que às vezes é empregada perifrasticamente em lugar de Deus. Assim é que quando o filho pródigo disse "pequei contra o céu" (Lucas 15.18, 21), ele queria afirmar "pequei contra Deus". Semelhantemente, é o caso de João 3.27: "se do céu não lhe for dada". O exemplo mais enfático sobre isso é o uso que Mateus faz da expressão "reino do céu", que é paralela à expressividade de Marcos ao escrever "reino de Deus".

A multiplicidade de Céus

Entre muitos povos antigos havia o pensamento de uma pluralidade de Céus. Segundo os judeus, existem três céus; o primeiro corresponde á região da atmosfera terrestre, onde voam os pássaros (Jó 35.11). É a esse céu que se referem as passagens que falam sobre o orvalho, nuvens e ventos. O segundo céu refere-se à expansão do espaço onde brilham o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1.8). O terceiro, corresponde à casa de Deus e dos anjos. Cristo veio do terceiro céu, para lá subiu depois da ressurreição (Atos 1.11; Hebreus 4.14) e de lá virá outra vez (1 Tessalonicenses 4.16). Paulo foi arrebatado a esse céu (2 Coríntios 12.2).

Alguns judeus mencionam sete céus, mas não há base teológica para sustentar esta afirmação usando o cânon bíblico. Eles declaram isso com base em livros apócrifos. Quais? O Testamento dos Doze Patriarcas; Levi 2 e 3; e Livro dos Segredos de Enoque.

Promessa e esperança

Grandes metrópoles como Tóquio, São Paulo, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Washington, etc, são insignificantes diante da imensidão que é o Céu, a Cidade Santa preparada por Deus aos que nesta vida têm o Filho Unigênito do Pai no coração e o reverencia e se submete aos Seus mandamentos.

Deus é confiável. O plano de Deus para o seu povo é muito maior e melhor do que qualquer coisa que nós podemos imaginar. Desta maneira, o crente que agora vive na terra pode viver confiante que as promessas relacionadas ao Céu se cumprirão. O destino final do cristão perseverante é a morada celeste, estará lá com Deus e com Cristo para sempre, com todas as pessoas conhecidas, que permaneceram fiéis ao Senhor e com os anjos (Salmo 33.13, 14; 1 Pedro 1.1-4; Apocalipse 21.3,4).

Há lugar para todos lá no Céu. Existe espaço para todo ser humano, de todos os tempos e nações, que invocaram, invocam e invocarão ao Senhor Jesus como Senhor com reverência. Cristo prometeu: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também" -  João 14.2-3.

E.A.G. | https://belverede.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Adoração Verdadeira

O que significa adorar a Deus?

Mulher adorando
Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele, vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.
1 PEDRO 2:9 (ênfase adicionada)
Adoração – expressar honra a Deus através do respeito, reverência e devoção genuína.
Pelo o que você é grato? Quando a vida está indo bem, temos a tendência de não valorizar as pequenas coisas, como ter comida suficiente e um lugar seguro para dormir, desfrutar de boa saúde e pessoas que nos amam, etc. Mas pesquisas revelam que “contar nossas bênçãos” intencionalmente torna nossa vida melhor.1
Talvez você já pratique a gratidão. Você já parou para pensar de onde vem suas coisas boas? O apóstolo Paulo lembrou seu amigo Timóteo que Deus “nos dá todas as coisas em grande quantidade, para nosso prazer.” (1 Timóteo 6:17) O que podemos fazer para responder a essa verdade?
Deem ao Senhor a honra que ele merece; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer.
Salmos 29:2
Pense nisto: Deus criou o Seu próprio universo. Ele construiu um dos Seus planetas com uma atmosfera que pode sustentar a vida, onde ele colocou os seres humanos… e deu-lhes tudo o que poderiam precisar. E então, apesar de todas as nossas falhas e culpa (na verdade, por causa delas), Ele nos convidou para nos juntarmos à Sua família, adotando-nos como Seus filhos e filhas. Isso é motivo para celebrá-Lo!
Ó Senhor, Senhor nosso, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares — que é um simples ser humano para que penses nele?
Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra
de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar.
Salmos 8:1, 3-8
Aqui estão três maneiras práticas de adorar a Deus:

Cante Louvores

Tiago diz que quando as coisas estão indo bem, devemos cantar hinos de agradecimentos. Você não conhece nenhum louvor que possa cantar para Ele? Então aqui vai uma ótima notícia: você pode encontrar milhares de canções que te ajudarão a glorificar a Deus. Seja qual for o seu gosto musical, pode apostar que artistas talentosos já criaram louvores de adoração nesse estilo.
Desafio: Procure por “adoração”, “louvor” e “música cristã” em qualquer serviço de streaming que você use. Vale a pena investir algum tempo explorando.

Agradeça a Deus em Oração

Quando Jesus estava ensinando Seus discípulos a orar, disse-lhes para começar assim: “Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.” É bom pedir coisas a Deus, mas um relacionamento verdadeiro inclui tanto dar quanto receber. Mas o que temos a oferecer a Deus? Nossa honra, respeito e gratidão.
Desafio: Pelo menos uma vez por dia na próxima semana, vá a Deus em oração e agradeça a Ele por algo que Ele fez por você, sem pedir nada a