Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Astúcia !!

 O diabo nunca vai contigo até o final. 

Ele te incita, instiga, encoraja. 

E quando você decide cair em seus ardis, ele te abandona, deixando a ponta da corda pra você se enforcar. 


A retórica dele é sempre a mesma:


- Ninguém vai ver. 

- Ninguém vai saber. 

- Fulano faz e olha aí, tudo bem. 


Mas nunca se esqueça. 

Ele é o pai da mentira. 


Obviamente, se ele te mostrasse o peso das consequências talvez você não estaria encorajado a mergulhar no pecado. 


Então, ele só mostra o benefício (se é que tem)


Mas por detrás do “benefício” do PECADO, está o precipício da MORTE.




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Igreja

 Lidando com os problemas da igreja


Qualquer pessoa que já foi ou é membro de uma igreja há algum tempo, já viu que existem muitos problemas lá dentro. Infelizmente, muitas pessoas que a frequentam estão longe de ser aquilo que deveriam ser. Muitos irmãos fazem fofocas, outros vivem em busca da glória dos homens e não de Deus, e o pior de tudo: há pessoas dentro da igreja que fazem coisas piores do que aquelas que não conhecem a Palavra de Deus. 

Principalmente líderes que ficam falando mal dos seus próprios membros  , pois esses estão matando a igreja com as suas arrogancias querendo que as pessoas fazem o que eles querem e não o que Deus quer .( 1 timóteo : 4).


Contudo, congregar em uma igreja cheia de problemas não é um "privilégio" somente dos nossos tempos. O profeta Jeremias disse várias vezes que os israelitas (povo eleito por Deus) se comportavam pior do que os ímpios. "Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis. Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor" (Jeremias 2:11,12).


Por mais que tentamos não desanimar, é muito difícil evitar que as atitudes das pessoas principalmente dos líderes nos desmotive, e até mesmo nos faça querer abandonar a igreja. Mas não podemos desistir! Veja o exemplo da igreja de Corinto, que era uma das igrejas mais problemáticas relatadas na Bíblia:


Corinto era uma igreja dividida. Enquanto uns se diziam seguidores de Paulo, outros de Pedro, de Apolo, e outros mais "espirituais", se diziam de Jesus Cristo (1 Co 1:11-13). Nessa igreja, o orgulho também estava muito presente: aqueles que tinham o dom de línguas se consideravam superiores aos outros (1 Co 12). E se não bastasse, os membros sabiam que lá dentro havia um homem que estava se relacionando com a própria madrasta e deram as costas para o problema, sem sequer entristecerem com a situação (1 Co 5:1-2). Até mesmo em relação à Ceia, em que celebravam a morte e ressurreição de Jesus, aqueles membros causavam problemas. Enquanto uns comiam demais, outros se embebedavam com o vinho servido (1 Co 11:21).


Você percebeu como essa igreja problemática se parece com grande parte das igrejas atuais? Entretanto, para os cristãos daquela época e os de hoje, a ordem de Deus dada a Paulo continua a mesma: "Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês" (2 Coríntios 13:11).


Apesar de todas situações ruins, Paulo escreveu essas palavras de encorajamento e os advertiu em amor, pois sabia que muitas daquelas pessoas faziam parte da noiva de Cristo (Apocalipse 21:2-3). Com isso, recebemos uma importante lição sobre os irmãos da nossa igreja: por mais que existam problemas, eles não devem ser motivo para virarmos as costas e irmos embora; pelo contrário, devemos orar e jejuar por eles.


Eu costumo dizer que a Igreja é como se fosse o jardim de Deus. Nós sabemos que um jardim possui muitas flores bonitas, mas também existem os espinhos que ferem, machucam. Porém, nem por isso o jardim perde a sua beleza e deixa de ser jardim. Então, para que servem os espinhos? Somente para nos mostrar onde podemos ou não colocar as mãos. Por isso, quando alguém tentar te ferir, lembre-se disso: "Eu preciso aprender com minhas feridas e me fortalecer em Deus. Devo olhar somente para o lado bom das coisas e agradar somente o Dono do jardim".


Muitas pessoas dizem que servem a Igreja de Cristo, mas não frequentam nenhuma igreja por causa dos defeitos dos outros. Isso quer dizer que ninguém pode depender delas. Todo cristão que nasceu de novo está unido com os outros irmãos no corpo de Cristo, e se lermos o Novo Testamento, veremos que a ênfase dele é a unidade. Por exemplo: Gálatas 6:2 diz que devemos carregar os fardos pesados uns dos outros. Mas como poderemos fazer isso se não criarmos vínculo com outros cristãos? Aprenda a lidar com as diferenças e lembre-se dessas advertências:


"Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só, há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos" (Efésios 4:3-6).


"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).


Deus abençoe .

Pr . Valdivino.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Benção ou ...

 

Maldito o Homem Que Confia no Homem! O Que Isto Significa ?



A declaração “maldito o homem que confia no homem” significa que jamais alguém deve colocar no homem a confiança devida somente a Deus. Essa frase é um aviso do próprio Deus através da profecia do profeta Jeremias (Jeremias 17:5). Km

É verdade que muita gente fica em dúvida sobre como interpretar esse versículo corretamente. Algumas pessoas equivocadamente acabam pensando que a declaração “maldito o homem que confia no homem” ensina que é errado confiar nas pessoas. Mas não é isso que o texto está dizendo.

Maldito o homem que confia no homem

Se a declaração “maldito o homem que confia no homem” for retirada de forma isolada do texto bíblico, certamente parecerá um ensino que proíbe que confiemos em outras pessoas. Contudo, na profecia do profeta Jeremias lemos: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5).

Uma leitura simples do versículo mostra qual é a sua mensagem principal e como ele deve ser interpretado. Perceba que a repreensão é contra o homem que aparta o seu coração de Jeová ao confiar na própria capacidade humana.

Na verdade nesse versículo Deus declara como amaldiçoados aqueles que se afastam dele; aqueles que depositam mm toda sua confiança nos homens fracos e mortais, que em seu estado caído possuem sua vontade corrompida e escravizada pelo pecado (Jeremias 17:9).

Então a declaração “maldito o homem que confia no homem” é uma repreensão contra o ilusório e tolo conceito de autossuficiência humana. A sequência da profecia diz que essas pessoas que agem assim são como uma planta no deserto que cresce na terra seca, numa terra salgada onde nada mais vive ali (Jeremias 17:6).

Bendito o homem que confia no Senhor

Oposto àquele que confia no homem está aquele que confia no Senhor. O profeta diz: “Mas bendito é o homem que confia no Senhor, cuja confiança nele está” (Jeremias 17:7). Há um claro contraste entre as sentenças “maldito o homem que confia no homem” e “bendito é o homem cuja confiança está Senhor”.

Se o maldito homem que confia no homem é comparado a um arbusto plantado solitário no deserto, o bendito homem que confia no Senhor é comparado a uma árvore plantada junto às águas, cujas raízes se estendem para o ribeiro. Uma árvore assim sempre está vistosa e jamais é ameaçada pelo calor; nem mesmo no ano de sequidão fica infrutífera (Jeremias 17:8).

Perceba que a profecia enfatiza a condição do lugar em que a árvore está plantada. Uma planta jamais fica à parte das condições do terreno em que está; ela não é suficiente em si mesma. Assim também é o homem! Confiando em sua própria força ele jamais será bem-aventurado.

Mas o homem que deposita fielmente sua confiança no Senhor é sempre fortalecido. Ele não se abala com os desafios e as circunstâncias da vida. Tal como uma árvore plantada junto às águas, ele permanece forte mesmo em tempos de sequidão.

Devemos confiar em Deus acima de tudo

Portanto, o versículo que diz “maldito o homem que confia no homem” não nos proíbe de confiar em outras pessoas. Na verdade Deus criou o homem para viver em sociedade, desfrutando de relacionamentos interpessoais, e é claro que a confiança é a base para qualquer relacionamento.

Mas Deus sempre deve estar no centro de nossas vidas. Jamais devemos tentar equipará-lo a qualquer pessoa ou a nós mesmos. A confiança que temos nele deve sempre estar acima de tudo. Apesar de podermos encontrar pessoas confiáveis neste mundo, somente Deus é, por natureza, digno de confiança. Nós podemos provar de forma prática nossa confiança em Deus vivendo de acordo com sua vontade e obedecendo com prazer à sua Lei.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Luz e trevas

 

2 Coríntios 6

1 Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!

3 Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito.

4 Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

5 em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;

6 em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;

7 na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

8 por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;

9 como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos;

10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

11 Falamos abertamente a vocês, coríntios, e lhes abrimos todo o nosso coração!

12 Não lhes estamos limitando nosso afeto, mas vocês nos estão limitando o afeto que têm por nós.

13 Numa justa compensação, falo como a meus filhos, abram também o coração para nós!

14 Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".

17 Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"

18 "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.