Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Quem foi a Mãe de Davi na Bíblia?

A Bíblia não diz quem foi a mãe de Davi. Na verdade, a mãe de Davi é citada no texto bíblico, mas o seu nome não é revelado. Mas considerando a falta de informações bíblicas sobre esse assunto, combinada a uma interpretação equivocada de alguns texto bíblicos, muitas pessoas têm uma visão incorreta sobre a mãe de Davi.

Uma ideia muito comum a respeito da mãe de Davi diz que ela não era uma esposa oficial de Jessé, o pai de Davi, e que Davi teria nascido dessa relação proibida de Jessé provavelmente com uma prostituta. Outra teoria, mas menos popular, diz que foi a mãe de Davi quem, na verdade, teve um relacionamento fora do casamento. Dessa forma, segundo essa teoria, Davi não seria filho legítimo de Jessé, contradizendo completamente todas as profecias bíblicas que colocam Jesus Cristo como descendente de Jessé através de Davi.

Mas por causa dessas teorias, algumas pessoas concluem que Davi era um filho bastardo, possivelmente fruto de uma relação ilícita, ou de seu pai ou de sua mãe. Essas pessoas, inclusive, sugerem que supostamente Davi era desprezado por seus irmãos mais velhos, porque ele era um filho fora do casamento.

Mas esse tipo de interpretação faz algum sentido? Obviamente, não! Na verdade, esse tipo de interpretação sobre a mãe de Davi, na maioria das vezes é proveniente de uma interpretação muito errada do Salmo 51. Isso porque, nesse salmo, Davi declara: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). Então, com base nesse texto, algumas pessoas entendem que Davi foi gerado de um relacionamento ilícito.

A mãe de Davi era adúltera?

No Salmo 51, o rei Davi não se refere à natureza do relacionamento de seus pais. Davi não se refere a um suposto caso de adultério envolvendo sua mãe, mas sobre o pecado de adultério em que ele próprio havia se envolvido.

O Salmo 51 tem a ver com o pecado de Davi ao ter se relacionado com Bate-Seba, e depois ter tramado a morte de Urias, o marido daquela mulher. Nesse sentido, o Salmo 51 é uma oração de confissão, arrependimento e contrição do rei de Israel por causa do seu pecado perante o Senhor.

Então, no verso 5, Davi fala sobre a total depravação humana. Isso quer dizer que ele faz uma reflexão a respeito de como os homens não pecam porque aprendem a pecar ao longo de suas vidas, mas eles pecam porque nascem pecadores. Em outras palavras, Davi olhou para sua própria vida e se reconheceu um pecador de nascença, isto é, alguém que possuía uma natureza caída desde a sua concepção. Portanto, esse salmo nada tem a ver, especificamente, com a mãe de Davi.

O nome “Naás” e a mãe do rei Davi

Outra teoria muito popular sobre a mãe de Davi, é a de que ela não seria a primeira esposa de Jessé. Algumas pessoas sugerem que a mãe de Davi se casou com Jessé após ter ficado viúva de um homem que talvez se chamasse Náas.

Quem pensa assim, acredita que Zeruia e Abigail eram meias-irmãs de Davi por parte de mãe, enquanto os outros filhos de Jessé eram seus meios-irmãos por parte de pai. Isso porque Abigail, irmã de Davi, é citada em 2 Samuel 17:25 como sendo filha de Naás.

Por outro lado, algumas pessoas acreditam que Naás, na verdade, era o nome da mãe de Abigail e, portanto, supostamente também a mãe de Davi. Porém, não há nenhuma evidência nesse sentido, e tudo isso não passa de especulação. Nem mesmo se sabe se Naás era o nome de uma mulher ou de um homem. Inclusive, uma posição comum entre os intérpretes bíblicos é a de que Naás era um outro nome de Jessé.

O que realmente se sabe sobre a mãe de Davi?

O que, de fato, se sabe sobre a mãe de Davi, é apenas aquilo que a Bíblia diz sobre ela. Embora o texto bíblico não revele o seu nome, há um versículo que menciona diretamente a mãe de Davi. Por exemplo: o pai e a mãe de Davi ficaram abrigados em Moabe quando Davi precisou fugir da perseguição de Saul (1 Samuel 22:3).

Alguns comentaristas também usam um salmo de Davi como indício de que a sua mãe era uma mulher temente a Deus. Isso porque, nesse salmo, Davi ora a Deus dizendo: “Volta-te para mim e compadece-te de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva” (Salmo 86:16). Porém, é mais provável que essa designação “filho da tua serva” seja um recurso aplicado por Davi para se referir à sua condição como um servo completamente dedicado ao Senhor. Na antiguidade, os filhos nascidos dos servos geralmente eram considerados muito leais, pois eram nascidos e criados dentro da casa de seu senhor.

Numa tradição judaica, presente no Talmud Babilônico, a mãe de Davi é identificada pelo nome “Nitzevet”. De acordo com essa tradição, a mãe de Davi era uma mulher íntegra, oficialmente casada com Jessé e mãe de seus filhos. Porém, esse nome não é mencionado em nenhuma parte do texto bíblico.

Portanto, a melhor opção é admitir que nada se sabe de concreto sobre quem foi a mãe de Davi, além da informação bíblica de que ela esteve refugiada entre os moabitas quando seu filho se tornou um fugitivo do rei de Israel. Mas é certo que na Bíblia Davi sempre é citado como um filho legítimo de Jessé (cf. 1 Crônicas 2:13-16). Portanto, a teoria de que Davi era um filho bastardo não merece qualquer consideração.

(De estilo Adoração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.