Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

sábado, 20 de dezembro de 2014

"Humanidade sem Deus se transforma em bestialidade."


Um tipo do Anticristo: lição 11 da EBD (CPAD) / Convite especial p

Por Eliseu Antonio Gomes


Johann Wolgang von Göethe escreveu certa vez o seguinte: "A humanidade progride cada vez mais, mas o homem continua sempre o mesmo. Se eu deixasse a minha vida correr livremente, sem restrições, destruiria a mim mesmo e ao ambiente ao meu redor". E, em outra ocasião alguém disse: "Humanidade sem Deus se transforma em bestialidade."

Daniel 11.1-3; 21-23; 31, 36

O capítulo 11 representa o ápice do cumprimento da profecia bíblica. Traz a predição a respeito da queda do império medo-persa, a ascensão do império grego e a sua posterior divisão em quatro partes, enfatizando  a figura déspota, cruel, vingativa, opressora, de Antioco Epifânio. De acordo com os estudiosos da linha dispensacionalista, até o versículo 35, encontramos a exata descrição deste ditador.

O décimo primeiro capítulo de Daniel  apresenta o Deus verdadeiro, entronizado, que estava presente no início do tempo e estará presente quando este não mais existir e pode declarar com justiça ser capaz de "anunciar as coisas futuras, as coisas que hão de vir" (Isaías 44.7).

A pausa de comunicação

Quando terminamos a leitura do Antigo Testamento e viramos a página ao Novo Testamento, não imaginamos o decurso de tempo que existe entre os livros Malaquias e Mateus. Existe um espaço de 4 séculos, período interbíblico em que o Senhor não falava com a humanidade.

Mas nesta temporada de silêncio acontecimentos proféticos se cumpriram: houve o retorno dos judeus do cativeiro e foi o período em que surgiu na história o imperador Antioco IV Epifânio, que presunçosamente declarou-se um ser divino. Epifânio significa "deus manifestado".

O perfil de um terrível ditador: o caráter traiçoeiro, astuto e enganador do imperador da Síria

Antioco IV Epifânio  foi um governante que fez da religião o seu principal instrumento para impor sua vontade, precipitando assim um conflito entre consagração ao único Deus, revelado ao seu povo, e o modo de vida baseado na sabedoria do mundo, inescrupuloso. Tinha obsessão pela sua importância própria, que é provado de modo conclusivo pelas moedas que mandou cunhar. No primeiro período de seu reinado, elas apresentavam seu próprio retrato e a inscrição "Rei Antioco", depois, houve a adição de símbolos tais como estrela e a sentença "deus manifestado".
by Eliseu Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.