Deus na Pessoa do Espírito Santo: Palavra que vivifica ! Salmos 119.49

quarta-feira, 15 de março de 2023

 Êxodo 3:13-14

“Porém, Moisés acrescentou: “Quando eu for aos filhos de Israel e comunicar: ‘O Deus de vossos pais me enviou até vós’ e me questionarem: ‘Qual é o seu Nome?’ - que deverei dizer?” Então afirmou Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. E deveis dizer aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros!”


O texto mostra-nos uma pequena parte do contexto em que o Senhor, releva-se a Moisés da sarça (uma espécie de acácia espinhosa) ardente, para atribuir ao mesmo a missão de tirar o Povo de Israel do Egito.


Mas você já se questionou o porquê de Moisés perguntar o nome de Deus?


Claro que não existe uma resposta pronta, única e definitiva para questões bíblicas, aliás sobre algumas delas existe, inclusive, acirradíssimo debate entre grandes teólogos, e assim, desejo apenas fazer uma abordagem que considero interessante.  


É importante sabermos que os orientais, diferentemente de nós ocidentais que não damos muita importância para o significado dos nomes, consideram que ele (o nome) tem relação direta com a essência daquilo que a pessoa é, relevando características e nuances da sua personalidade.   


Portanto, conhecer o nome era conhecer a própria pessoa.


Assim, fica mais claro que quando Moisés perguntou: quem eu vou dizer que me mandou? Ou em outras palavras: qual o Seu nome? O que queria saber e conhecer eram quais as características e a essência do caráter e da personalidade deste Deus que o estava enviando de volta ao Egito, para falar com o Rei (Faraó) da maior superpotência bélica daquela época. 


Isto é tão forte e profundo, que os Israelitas não pronunciavam, e até hoje, evitam pronunciar o nome de Deus usando em seu lugar as expressões “o Eterno”, “Adonai (Meu Senhor)”, ou “Senhor”, em substituição ao tetragrama YHWH, o nome dado por Deus a Moisés, que no português ficou transliterado para Yahweh ou Javé.


O nome traz a essência daquilo que a pessoa é, por isso, o nome de Deus, revelaria a Moisés os atributos da personalidade do Senhor.


Assim, durante o desenrolar da história bíblica, de Gênesis a Apocalipse, a Palavra vai nos relevando tais atributos do Senhor.


Deus é eterno (Jó 36:26); é bom (Salmos 136:1); é justo (2Timóteo 4:8); é santo (Isaias 43:3); é amor (1João 4:8); é perfeito em tudo (2Samuel 22:31); é proteção, escudo, fortaleza e força (Salmos 28:7); é cura (Marcos 6:53-56); é caminho, verdade e vida (João 14:6), e muito mais.


Deus é tudo que precisamos na pessoa de JESUS Cristo.


J.Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação e carinho.